01/12/2022 22:57:28
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10694/

Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência é marcada por diversas atividades

O objetivo foi promover debates sobre os direitos e dificuldades enfrentadas, além de propor melhorias no acesso a serviços e empregabilidade
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
26/09/2022 15:35

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino)


Ajustar tamanho da fonte:

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proporcionou atividades com públicos de todas as idades e eventos de diversas áreas como assistência social, saúde, esporte e lazer, empregabilidade e previdência social.

Dentre as ações estavam a sala de espera com pacientes nos PSFs, que receberam informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, famílias participantes dos grupos e atividades do Cras com rodas de conversas e palestras com debate sobre as condições das pessoas com deficiência no município, além de esclarecimentos sobre o acesso delas aos serviços, programas e benefícios sociais.

Outras atividades foram um diálogo para lá de especial com empresas e instituições, que abordou sobre somar esforços para a melhoria da empregabilidade das pessoas com deficiência no município; profissionais das empresas receberam palestra na OAB com orientações sobre os benefícios previdenciários e os benefícios assistenciais para as pessoas com deficiência e esclarecimentos sobre os mesmos no âmbito judicial e na esfera administrativa do INSS.

Crianças e adolescentes puderam conhecer alguns esportes adaptados para pessoas com deficiência e se divertiram em uma manhã inclusiva. Mulheres, mães e responsáveis de alunos da Apae Escola Especial Renascer tiveram um momento especial para elas, vivenciaram o círculo de paz, receberam dicas de autoestima, autoconhecimento e maquiagem, e ganharam brindes e lanche em uma tarde de confraternização.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, “foi importante compreender, a partir dos diversos diálogos nas atividades, que as famílias enfrentam dificuldades para lidar com as complexidades de cada pessoa com deficiência, dessa forma é preciso cada vez mais ações junto a essas famílias para suporte, fortalecimento e orientações”.

Uma das atividades com a maior proporção foi a Roda de Conversa, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, sendo 37 presenciais e pouco mais de 40 que acompanharam a transmissão on-line via Facebook da Prefeitura. O momento oportunizou assuntos sobre a empregabilidade da pessoa com deficiência. 

“Avaliamos que essa atividade foi muito valorosa, diante da importância da temática, dos elogios recebidos e, principalmente, no sentido de que possibilitou ouvir as empresas, entender as dificuldades de cada uma em seus diversos segmentos, sensibilizar os participantes no sentido de viabilizarem mais oportunidades para o público PcD visando propiciar a inclusão e de ver a participação de instituições que se colocaram como parceiras para ações futuras”, explicou a assistente social do CRAS, Michelle Faifer Morelli Ferreira e conselheira do CMDPD.

Dessa forma, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com algumas instituições que se colocaram à disposição, poderá contribuir nas ações de localização e identificação das pessoas com deficiência do município que desejam se qualificar e que desejam trabalhar, fazendo um levantamento do perfil desse público. Assim, as instituições terão acesso a essas pessoas com deficiência e suas famílias, visando realizar ações para que sejam orientadas, preparadas, encaminhadas para qualificação profissional e para o mercado de trabalho local.

O CMDPD destaca que é importante debater cada vez mais sobre essas temáticas e agradece a todos os parceiros que contribuíram direta e indiretamente para a concretização da Semana.
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


01/12/2022 19:27

Concurso de Decoração Natalina está com as inscrições abertas até o dia 08 de dezembro

Os premiados receberão desconto no IPTU 2023


01/12/2022 14:30

Cultura firma parceria para confecção de uniformes e figurinos para alunos das oficinas

O projeto foi idealizado pela equipe técnica da Secretaria e vai beneficiar os alunos a partir do próximo ano


01/12/2022 14:18

Assistência Social de Lucas do Rio Verde e Programa Alimenta Brasil facilitam acesso à alimentação saudável

Famílias assistidas pelo Cras receberam frutas e verduras da agricultura familiar


01/12/2022 13:00

Testagens e atendimentos Covid-19 são realizados no PAM

De acordo com a Nota Técnica, emitida pelo Ministério da Saúde, quanto aos assintomáticos já não é mais necessária a quarentena


01/12/2022 11:00

Brigada Municipal Mista finaliza apoio aos Bombeiros no combate às queimadas

Grupo atuou por quatro meses contra incêndios florestais no período de seca


01/12/2022 09:55

Divulgado resultado final do edital para seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança

Selecionados se preparam agora para definição de dias e horários para as apresentações


01/12/2022 08:37

Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica edital do Programa Habitacional Sonho Meu

O período de agendamento das inscrições será de 10 a 20 de dezembro


01/12/2022 07:00

Linha do transporte coletivo altera rota para atender alunos do Senai e bairro Menino Deus

Novo trajeto da linha 600 passa a valer na segunda-feira (5); confira no mapa


01/12/2022 06:30

Publicado resultado preliminar da prova objetiva do Processo Seletivo nº 001/2022

Conforme edital, prazo para recurso é no dia 1º de dezembro, exclusivamente pela internet


30/11/2022 14:30

Vigilância Sanitária realiza ação contra maus-tratos aos animais

A equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso


30/11/2022 13:50

Novo programa habitacional é lançado pela Gestão Miguel Vaz

Esse é o segundo projeto viabilizado pela Administração Municipal em 12 meses