28/03/2024 18:10:58

SEMANA DO MEIO AMBIENTE ENCERRA COM PREMIAÇÕES E APRESENTAÇÕES

Alunos, professores, autoridades e comunidade em geral participaram na tarde de hoje, 05, do encerramento da Semana do Meio Ambiente e da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Por Ascom
05/06/2009 17:50

(Foto: )

hamid.soltani

Para representar o tema, os alunos da APAE se apresentaram com a peça teatral “O planeta pede socorro”. Logo em seguida, o Centro Cultural Aruânde Capoeira fez a sua roda. A seqüência de apresentações finalizou com o balé da Associação de Preservação da Cultura Matogrossense Flor do Cerrado.
Fazendo parte da programação da Semana do Meio Ambiente, houve a entrega dos prêmios da campanha da Chamada Ecológica, em que a população foi estimulada a levar ao Parque dos Buritis materiais reciclados para ganhar uma bicicleta, se trouxesse a maior quantidade de cada. Foram premiadas quatro bicicletas.
Ao final da campanha foram arrecadadas 262 baterias de celular, 1.729 pilhas, 132 litros de óleo de cozinha usado, 93,975 kg de latas e 2.875 garrafas PET. As baterias de celular e as pilhas serão encaminhadas à empresa Martinello, que já tem o destino certo para as mesmas. O óleo de cozinha usado será recolhido pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que, em parceria com a empresa de biodiesel Fiagril na campanha “De olho no óleo”, converterão os 132 litros de óleo usado em 22 litros de óleo novo, que por sua vez serão doados para a APAE.
Além desta campanha de incentivo e conscientização de preservação do meio ambiente, a Semana do Meio Ambiente teve uma grade de programação extensa com a participação de alunos das escolas. No Parque dos Buritis, os alunos puderam participar de atividades como palestras educativas e dinâmicas em grupo, mostrando a importância da relação do homem com o meio ambiente; caminhada na trilha, com a identificação de animais e plantas; e oficina do lixo, com montagem de brinquedos com garrafa PET e objetos decorativos.
O principal objetivo deste evento foi a conscientização sobre os valores ambientais, abordando a relação do homem com o meio ambiente, a importância da água para os seres vivos, a prática da coleta seletiva, assim como a importância da arborização urbana, levando a população a mudar os seus hábitos de uma forma dinâmica.
Como foco, o recolhimento do lixo reciclado foi reforçado nesta semana. A abordagem dos 3 R´s – reduza, reutilize e recicle – foi instrumento de conscientização para reduzir a quantidade de lixo, de como reaproveitá-lo e como separá-lo para encaminhar para a coleta seletiva. Além de contribuir para o meio ambiente, a população colabora com a geração de renda de famílias que vivem disso. É preciso que a população aprenda a diminuir seu lixo diário e que, depois de separar o lixo reciclado, ainda respeite os horários de coleta.

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 14:00