14/09/2026 04:13:30
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14992/

Semana formativa reúne 260 profissionais de apoio e fortalece práticas inclusivas nas escolas municipais

Realizadas ao longo de quatro dias, as capacitações abordaram sobre adaptação curricular, alimentação, cuidado com a saúde e construção de vínculos com estudantes atípicos
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
09/07/2026 16:16

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante os dias 6, 7, 8 e 9 de julho, o Auditório dos Pioneiros da Prefeitura de Lucas do Rio Verde tornou-se um ambiente de aprendizado, escuta e troca de experiências entre 260 profissionais de apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas 24 unidades da rede municipal de ensino. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação, a semana formativa reuniu reflexões e orientações sobre temas essenciais para o cotidiano escolar, como adaptações curriculares, alimentação escolar, cuidados em saúde no atendimento a estudantes com deficiência e a construção de vínculos de respeito e confiança, fortalecendo o compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva, acolhedora e humanizada.

“Este é um momento importante para que os monitores aprimorem seus conhecimentos, mas também para que a Secretaria possa ouvir e valorizar o trabalho que realizam diariamente. Procuramos trazer profissionais de diferentes áreas para contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e fortalecer sua atuação nas escolas. Além desses encontros coletivos, as unidades escolares aproveitam o período de recesso para avaliar o primeiro semestre, ouvir as equipes e planejar as ações do próximo semestre. Mais do que uma capacitação, este é também um momento de acolhimento e reconhecimento desses profissionais”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Em parceria com a FTD Educação, a Dra. Tamires Pereira deu início à programação formativa com a palestra "Adaptações curriculares e o profissional de apoio escolar". Durante o encontro, foram abordados o papel do monitor na promoção da acessibilidade educacional e da inclusão dos estudantes, bem como suas principais atribuições, entre elas identificar como cada aluno aprende, compreender suas dificuldades e desafios cotidianos e adotar métodos que contribuam para a implementação do planejamento curricular.

Na manhã seguinte, os nutricionistas da rede municipal Rosalia Bragagnolo, Vania Haraki, Viviane da Cruz e Wender Silva conduziram uma série de formações sobre os desafios da alimentação escolar. Entre os principais temas abordados estiveram os princípios e o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a formação do paladar e a construção dos hábitos alimentares na infância, além de estratégias para lidar com a seletividade alimentar e acolher estudantes com transtornos do desenvolvimento durante a refeição.

Para enriquecer ainda mais o conhecimento dos monitores, a enfermeira da equipe de Saúde Domiciliar de Lucas, Juliana Martins, e o fisioterapeuta Lucas Lima conduziram a palestra "Um olhar da saúde para o ambiente escolar". Durante o encontro, os profissionais abordaram a importância de um olhar humanizado para os estudantes com deficiência, especialmente aqueles que enfrentam desafios relacionados à mobilidade, ao controle de urina e fezes, ao manejo de crises e ao uso de sondas. A formação também apresentou orientações sobre o manejo e os cuidados adequados com estudantes cadeirantes no ambiente escolar.

Encerrando a semana formativa, as psicólogas do Programa Anjos da Escola, Vitória Guerra e Daiany de Oliveira, conduziram uma palestra sobre a identidade profissional dos monitores e o impacto de sua atuação na vida dos estudantes atípicos. Ao longo do encontro, também promoveram reflexões sobre o autoconhecimento e a importância da comunicação na construção de vínculos de confiança e respeito, fundamentais para favorecer o desenvolvimento e o processo de aprendizagem dos alunos.

“No cenário atual, em que o número de crianças diagnosticadas cresce cada vez mais, esse olhar da Secretaria de Educação é fundamental. Quanto mais conhecimento adquirimos, mais preparados estamos para contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos, para que, no futuro, se tornem cidadãos críticos, independentes e com o social e o emocional bem desenvolvidos. Também é muito gratificante perceber a importância que a Secretaria dá para o nosso papel de monitores”, pontuou o monitor da Escola Érico Veríssimo, Gabriel Civa.

A iniciativa integra o compromisso permanente da gestão municipal de Lucas do Rio Verde em investir na qualificação dos profissionais da rede municipal de ensino, reconhecendo que uma educação inclusiva de excelência se constrói por meio da formação contínua, da valorização das equipes e do aprimoramento constante das práticas pedagógicas. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação reafirma seu propósito de oferecer aos estudantes um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e capaz de respeitar e desenvolver as potencialidades de cada um.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 16:22

Oficina Cultural de Teatro leva arte e conscientização sobre bullying a centenas de estudantes de Lucas

Projeto Contação de Histórias passou por três escolas municipais e mistura teatro, cultura e educação


09/09/2026 11:30

Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos

O treinamento tem como objetivo a implantação do Programa 5S e Lixo Zero nas unidades


09/09/2026 10:26

Concurso de Miss Regional da Terceira Idade será realizado em Lucas do Rio Verde

Evento vai acontecer neste sábado (12) no Clube do Idoso De Bem com a Vida


09/09/2026 10:20

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para cursos de Marketing e Massagem

Capacitações começam nos dias 14 e 16 de setembro, no Senac


08/09/2026 15:02

Atletas de Lucas do Rio Verde são destaque no Ride Sorriso 2026

Ciclistas e corredores do município conquistaram diversos pódios nas provas de MTB, XCO e Trail Run