17/04/2026 20:32:41
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14086/

Servidores municipais participam de capacitação sobre a implementação da reforma tributária

O novo modelo de tributação sobre o consumo passará por um período de testes e transição a partir de 2026
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
27/08/2025 17:32

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de preparar a administração municipal para as mudanças trazidas pela reforma tributária - que serão implementadas gradualmente a partir de 2026 -, o prefeito Miguel Vaz e os servidores da Procuradoria-Geral, Controle Interno, Saae e das Secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade participaram da capacitação “Programa Avançado: Implementação da Reforma Tributária”. A qualificação, oferecida pela parceria entre a Escola de Negócios Trevisan e o Ecossistema de Soluções para a Reforma Tributária - ROIT, foi realizada ao longo dos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Auditório dos Pioneiros.

“Ao longo desses três dias, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o novo modelo de arrecadação e distribuição dos impostos federais, com a consultoria renomada da ROIT e da Trevisan. Sempre que possível, acompanho a capacitação juntamente com os servidores para, no futuro, tomar decisões mais assertivas e definir estratégias que minimizem os impactos dessas mudanças na receita do Município”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

“Trata-se de uma reforma bastante complexa. Por isso, consideramos fundamental capacitar os servidores, para que compreendam os impactos financeiros que essas mudanças terão no município e na vida dos munícipes. Assim, cada secretaria poderá traçar seu plano de ação de forma mais consciente e assertiva”, declarou a procuradora-geral do município, Derlise Marchiori.

O curso foi ministrado pela coordenadora do MBA de gestão tributária da Trevisan, Elizabeth Martos, e pelo Head of Tax da ROIT, Gelson Severo Filho.

Dentre os assuntos abordados estão as novas espécies tributárias instituídas pela Emenda Constitucional 132/1023, o novo sistema de arrecadação e a repartição das receitas regulamentadas pela Lei Complementar 214/2025.

“O Município precisa estar atento às adequações necessárias em nossa legislação e às ações que devem ser adotadas, sobretudo para manter a receita municipal”, afirmou o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.

“Lucas do Rio Verde está à frente de 99% dos municípios ao investir recursos e dedicar o tempo de seus servidores e gestores para se preparar para as mudanças da reforma tributária. A própria presença do prefeito Miguel Vaz reforça a relevância dessa qualificação para a Administração Municipal” destacou Gelson Severo Filho.

“O mais importante é que os servidores saiam do curso com insights capazes de transformar o conhecimento adquirido em ações concretas, elevando o que já é bom a um nível ainda melhor, mesmo diante dos desafios impostos pela reforma”, acrescentou Elizabeth Martos.

Com essa iniciativa, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso em se antecipar às transformações trazidas pela reforma tributária, garantindo que a gestão municipal esteja preparada para manter o equilíbrio fiscal e assegurar a qualidade da prestação dos serviços públicos no município.

FAZENDA CONTROLE INTERNO GABINETE PROCURADORIA SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento