06/11/2026 06:36:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3989/

Simpósio sobre Meio Ambiente reúne mais de 90 pessoas

O evento teve como tema principal esclarecimentos sobre licenciamentos ambientais
Por Ascom/Francieli Cela
09/06/2014 13:11

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (06), o Simpósio de Meio Ambiente para a Agricultura Familiar Sustentável.

O evento fez parte do cronograma de atividades desenvolvidas durante a Semana de Meio Ambiente e contou com a participação de agricultores familiares, técnicos das áreas agrícola, pecuária e de meio ambiente e estudantes do Secitec.

A secretária de Agriculta e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou que o evento teve o objetivo de informar o produtor sobre licenciamento da propriedade e das atividades que são desenvolvidas nela.

“Toda vez que nós falamos de produção agrícola, toda vez que nós falamos de manipulação de alimentos, nós estamos falando da parte ambiental também, então trabalhar isso com o produtor rural é super importante, e, a Semana de Meio Ambiente tem o foco de trazer para dentro da secretaria o pequeno produtor, a secretaria está aí pra instruir, o nosso foco hoje é fazer com que o produtor entenda esse processo de licenciamento e que ele possa ter a secretaria como suporte”, enfatizou Luciane.

O evento iniciou com uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) com a secretária de Agriculta e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, e com a engenheira florestal, Cléia Dal Ben.

Também foi realizada uma palestra sobre licenciamento de atividades rurais com o engenheiro sanitarista, Nildo Borges.

“Durante a palestra informamos quais atividades devem ser licenciadas pelo município e quais são apenas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Por exemplo, pequenos abatedouros, pequenos laticínios para resfriação do leite, produção de queijos, conserva de legumes, são atividades que são licenciadas pela prefeitura”, explicou o engenheiro sanitarista, Nildo Borges.

Dentro da programação ainda foi realizado um bate-papo sobre destinação correta de embalagens de agrotóxicos com Rangel Portela, da Fundação Rio Verde, sobre linhas de crédito disponíveis para a Agricultura Familiar, com representante do Sicredi e sobre Plano Safra 2014/2015 e sobre piscicultura, com o agente técnico da Empaer em Lucas do Rio Verde, Esmeraldo de Almeida.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes