16/08/2026 09:45:27
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5327/

Trabalhadores da Acorlucas participam de capacitação voltada aos catadores de materiais recicláveis

A capacitação abordou os temas Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão Financeira
Por Ascom/Francieli Cela
27/10/2016 17:37

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Dois representantes da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas) participaram nos dias 21 e 22 de outubro, em Sinop, de uma capacitação voltada aos catadores de materiais recicláveis.

Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, a formação com carga horária de 16 horas, reuniu trabalhadores de vários municípios da região. A proposta é integrar, articular e fomentar ações de organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

A capacitação envolveu quatro temáticas bases, sendo: Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão Financeira.

O associado da Acorlucas, Domingos Cardoso, participou da capacitação e relata que o aprendizado foi muito grande. “Aprendi muito com o curso, vamos trazer todas as coisas boas que vimos lá. Como por exemplo mais união na associação, e ter profissionais para ajudar, como um contador”.

O presidente da Acorlucas, Rosevaldo Cruz Santos, ressalta que participar desta formação foi muito enriquecedor, e muitas ideias serão aplicadas dentro da associação.

“Aprendemos muito sobre a importância do cooperativismo, sobre administração econômica, e como administrar uma associação. E durante o curso, Lucas do Rio Verde foi muito elogiada pelos outros municípios, principalmente na questão da administração do meio ambiente, os cinco professores elogiaram e usaram Lucas como referência para os outros municípios”, enfatiza Santos.

De acordo com o presidente, a Acorlucas conta com uma excelente estrutura no Ecoponto, com equipamentos adequados para o trabalho, como prensa, empilhadeira e esteira. “Muitos dos outros municípios não têm essa estrutura, trabalham a céu aberto, direto no lixão, e aqui é diferente, o material vem até a gente, em um lugar estruturado. Foi muito gratificante ver que o nosso trabalho é exemplo para outros municípios. Agora vamos continuar nos reunindo e ajudar os outros municípios a montarem uma estrutura como a nossa”.

Para Santos, a associação está ganhando cada vez mais força devido a todo o apoio que tem recebido. “Quero agradecer todo o apoio que nós tivemos da prefeitura para a construção desse espaço, essa oportunidade que nos foi dada para realizarmos nosso trabalho. E também quero agradecer a oportunidade que a secretaria deu para nós irmos participar dessa capacitação”, ressalta Santos.

Atualmente, a Acorlucas conta com 12 associados que realizam a separação e comercialização de aproximadamente 60 toneladas de material reciclável por mês.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti


12/08/2026 08:38

Modelo de segurança pública de Lucas do Rio Verde é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Encontro promoveu troca de experiências sobre Guarda Civil Municipal, tecnologia, mobilidade urbana e políticas de segurança pública


11/08/2026 17:38

4º Encontro Geração Coop reúne estudantes das cooperativas escolares e fortalece o protagonismo juvenil em Lucas do Rio Verde

Evento proporcionou troca de experiências e atividades práticas voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança


11/08/2026 11:10

Rumo à universalização: Saae dá início às obras de rede de esgoto em dois bairros de Lucas do Rio Verde

Nesta etapa serão atendidos os bairros Parque das Araras e Jardim Cerrado