19/04/2026 01:11:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6319/

UAB/UFMT forma duas turmas em Lucas do Rio Verde

Os estudantes receberam a outorga de grau dos cursos de graduação em Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
12/04/2018 08:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), formou duas novas turmas. A sessão solene de outorga de grau foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal e contou com a presença da coordenadora de tutoria, Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, que representou a reitora da universidade, Myrian Serra, do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Günter Stechert, da vereadora Cristiani Dias, das equipes do polo da UAB e da Secretaria de Educação, professores, tutores e familiares dos formandos.

Os estudantes receberam a outorga de grau dos cursos de graduação em Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol. Formaram acadêmicos dos municípios de Lucas do Rio Verde (13), Sorriso (7) e Colíder (4). Dos 24 formandos, 14 participaram da solenidade.

Os cursos tiveram duração de quatro anos e as aulas foram realizadas na modalidade à distância por meio da UAB.

“Os alunos se esforçaram muito para chegar até aqui, porque o curso faz parte de um projeto experimental da UFMT com a UAB e a Capes, então como foi a primeira turma, pouca experiência também com relação à educação à distância no curso de Letras, em relação à Pedagogia, a UFMT já é bastante experiente. Foi um desafio tanto para a UFMT e muito mais para os alunos porque a modalidade à distância é bem diferente da presencial e exige mais dedicação. Foi uma experiência muito proveitosa e hoje o Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT está pronto para ofertar qualquer curso à distância em termos de línguas”, pontuou a coordenadora dos cursos, Lindinalva Zagoto Ferreira.

Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês, a pedagoga Marinalva da Silva recebeu sua segunda outorga de grau e declarou que “foi muito gratificante, como pessoa e como profissional vai ajudar muito na carreira”.

A professora de biologia, Salete Fernandes Trindade, de Sorriso, também realizou a segunda formação e destacou que, apesar do processo longo, a graduação valeu a pena. “Foi uma caminhada longa e muito autodidata, depende muito também da nossa determinação, de estudar bastante, mas conseguimos terminar. Meu objetivo era ter um título de graduação em língua estrangeira e eu tive a oportunidade de cursar”, comentou.

A secretária-adjunta de Educação de Lucas do Rio Verde, Eliana Dias Mendes, também participou da solenidade e enfatizou o trabalho do Executivo Municipal em dar continuidade aos projetos educacionais e a expansão dos cursos superiores. “O prefeito Luiz Binotti não tem medido esforços para que o ensino superior se consolide de fato no nosso município, nós já temos universidades que atuam aqui e vêm incrementando isso com cursos à distância e agora também com cursos presenciais, como no caso da Unemat. Continuamos trabalhando para ofertar à população o que ela mais precisa”, afirmou.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento