16/05/2024 23:07:09

Unemat cria comissão de estudo para estruturar campus avançado de Lucas do Rio Verde

Modelo proposto será avaliado na próxima reunião do Conselho Universitário
Por Ascom Prefeitura/ Educação - Neri Malheiros
20/12/2018 07:12

(Foto: Ascom Prefeitura)

Uma comissão de estudo, instituída por meio de portaria, dará prosseguimento à proposta de instalação do campus avançado da Universidade de Mato Grosso (Unemat) no município de Lucas do Rio Verde, o primeiro nesse modelo no estado. A decisão foi tomada na tarde de terça-feira, 18, na Sede Administrativa da instituição, em Cáceres, durante a reunião que contou com a presença da reitora, Ana Maria Di Renzo, do reitor empossado, Rodrigo Bruno Zanin, da vice-reitora empossada, Nilce Maria da Silva, e do prefeito do município de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti.

O estudo sobre a estrutura organizacional do campus será apresentado na primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), em 2019. A princípio, em vez da instalação de cursos fixos, a nova formatação deverá considerar a demanda local e das regiões para evitar a saturação do mercado.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, Cleusa Marchezan De Marco; o pró-reitor de Gestão Financeira, Alexandre Gonçalves Porto; e diretores dos campus universitários de Sinop, Tangará da Serra, Juara e Colíder. Pela manhã, o prefeito e a secretária prestigiaram a cerimônia de posse da nova equipe diretiva da Unemat.

Para a reitora Ana Maria Di Renzi, que acompanhou processo desde o início, tendo inclusive visitado o município luverdense, a comissão será de extrema importância nesse período de transição diretiva da instituição.  “Todo o nosso esforço aqui é para realizarmos o sonho de que Lucas do Rio Verde seja o primeiro campus avançado da história da Unemat. Esta reunião deu mais um passo na construção desse sonho. Criamos uma comissão universitária composta por representantes das unidades de Sinop, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Juara e de Colíder. Ela irá estruturar o modelo experimental que vai ser instalado em Lucas do Rio Verde para, futuramente, inspirar outros campus avançados.”

Segundo o reitor recém-empossado, Rodrigo Bruno Zanin, a comissão vai regular a forma de oferta de cursos desse modelo experimental de campus na cidade de Lucas do Rio Verde, contribuindo para que a Unemat, posteriormente, estruture modelos semelhantes em outros municípios do Estado. “Assumimos o compromisso de pegar o resultado dessa comissão e levar para o próximo Consuni com a garantia de que isso já foi reconhecido pelo nosso Congresso. Ou seja, é uma forma de já avançarmos nas nossas decisões congressuais”, pondera.

O prefeito Luiz Binotti avalia que a reunião avançou no sentido da efetivação do sonho luverdense de ter uma universidade pública pelo caminho mais indicado no momento. “A Unemat vive um período de transitoriedade de direção, com a transmissão de cargo para o professor Rodrigo, e a comissão instituída assegura um caminho que preserva a ordem democrática e organizacional da instituição, ao mesmo tempo que representa um avanço nas discussões para a instalação do campus avançado.”

Na opinião da secretária de Educação, Cleusa De Marco, a constituição da comissão ampliada representa a consolidação daquilo que já vinha sendo debatido ao longo dos últimos meses e, certamente, dará a formatação adequada à proposta de instalação do primeiro campus avançado da Unemat. “Não há dúvida de que será encontrada a forma mais indicada para atender às nossas expectativas de termos uma universidade pública e gratuita definitivamente instalada em Lucas do Rio Verde”, destaca.

Fotos:

16/05/2024 17:00

Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo

16/05/2024 14:28

Cartões do Programa SER Família serão entregues nesta sexta-feira (17)

Beneficiados de Lucas do Rio Verde devem comparecer no auditório do Paço Municipal das 9h30 às 12h; confira lista

16/05/2024 11:30

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online

16/05/2024 07:00

Quinta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (18)