18/05/2024 03:26:24

Uso correto de defensivo será tema de ciclo de palestra aos agricultores familiares em Lucas do Rio Verde

Queremos que o agricultor familiar ganhe dinheiro com sua propriedade
Por Ascom/Claudia Sarubo
08/07/2014 10:30

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)

A Secretaria Municipal de Agricultura estará realizando na próxima semana um ciclo de palestras nas comunidades 30 de novembro, Quatá e Cedro. O objetivo da secretaria é de levar mais informações sobre o uso correto de defensivos agrícolas, bem como o controle de praga e de doenças nas lavouras.

Hoje o município possui 130 agricultores familiares cadastrados junto a Secretaria Municipal de Agricultura que recebem assistência técnica do plantio a colheita. Para Aline Freitas, engenheira agrônoma, a maior dificuldade é o agricultor fazer o cronograma de aplicação de defensivos intercalando o controle químicos com o controle biológico e cultural.

“No total serão 12 palestras, bem didáticas mostrando a importância do agricultor em seguir as orientações técnicas sobre o uso correto de defensivos”, destacou a agrônoma.

Hoje a Prefeitura mantém um campo experimental de hortifruti com objetivo de levar ao agricultor familiar as novas técnicas aliadas ao uso correto de defensivo e preparação do solo. Aline informou que os agricultores familiares de Lucas do Rio Verde são destaques em diversas áreas desde a produção a organização. Hoje a agricultura familiar está em franca expansão e já buscam auxílio técnico. Queremos que o agricultor familiar ganhe dinheiro com sua propriedade, hoje a secretaria realiza diversos programas e incentivos a esses agricultores”, informou.

Aline informou ainda que a secretaria mantém um cronograma de visitas, porém ressalta que se o agricultor familiar tiver urgência, poderá estar solicitando uma visita emergencial. Ressaltando que o agricultor jamais deve fazer a compra de produtos sem a orientação técnica. “O uso sem orientação pode causar resistência a determinadas pragas dando mais resistências ao controle”, disse.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19