28/04/2024 00:00:42

Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde entra em funcionamento com mais de mil processos

A Justiça do Trabalho era uma necessidade do município que nos últimos cinco anos cresceu cerca de 500% no número de empregos gerados.
Por Ascom/Marcello Paulino
29/08/2011 19:18

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)

hamid.soltani

Inaugurada na última sexta-feira (26), a Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde já entra em funcionamento com 1.040 processos que vieram para o município após o desmembramento da Vara de Sorriso. A unidade será responsável por mais de 60 mil habitantes em mais dois municípios, Tapurah e Itanhangá.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, ressaltou que a Vara do Trabalho chega a região de Lucas do Rio Verde com o compromisso de solucionar de forma justa e rápida os conflitos gerados entre empregadores e empregados.

Segundo ele, a instalação da subsede é uma conquista da cidadania, uma vez que aproxima a Justiça do Trabalho daqueles que mais necessitam. Porém, não basta crescer sob o ponto de vista de infraestrutura e pessoal, “a solução esta na informatização do sistema que garantirá mais agilidade e acessibilidade a todos.”

O prefeito Marino Franz ressaltou a necessidade da Justiça do Trabalho no município, tendo em vista o crescimento populacional e econômico de Lucas do Rio Verde. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico revelam que nos últimos cinco anos o número de empregos com carteira assinada aumentou 500%. “Um crescimento econômico rápido requer ações rápidas também por parte do poder público.”

Franz ainda agradeceu o empenho do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Mato Grosso, desembargador Osmair Couto e o ministro do TST, Guilherme Caputo Bastos que em 2010 estiveram no município e assinaram o convênio para a instalação da unidade.

Segundo ele, as pessoas que têm o poder de fazer acontecer, precisam conhecer as necessidades e o potencial econômico de Mato Grosso. A Vara do Trabalho é uma reivindicação antiga de toda sociedade e irá facilitar o acesso da população a justiça, que antes tinha que se dirigir ao município de Sorriso para participar das audiências ou esperar por uma vara itinerante do TRT. A obra possui mais de 155 metros quadrados e custou aos cofres municipais aproximadamente R$ 180 mil.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluízio Bassani também destacou o empenho do prefeito Marino Franz em viabilizar a construção da unidade. Segundo ele, só mesmo um gestor com uma visão ampla das necessidades da população para investir na construção de uma subsede da Justiça do Trabalho. “Lucas do Rio Verde esta crescendo e não necessita somente de educação e saúde, mas também de acesso a justiça.”

Na ocasião, Bassani e o prefeito foram homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil, subsede de Lucas do Rio Verde, com uma placa em agradecimento. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde também destacou o empenho das autoridades com homenagens. As placas em agradecimento foram entregues pelo prefeito aos ministros João Oreste Dalazen e Guilherme Caputo Bastos, ao presidente e ao vice-presidente do TRT, Tarcísio Valente e ao deputado federal Valtenir Pereira.

A Câmara Municipal, por sua vez, concedeu dois títulos de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde, um entregue ao presidente do TST pelo presidente da casa e outro a Valtenir Pereira, entregue pelos vereadores Airton Callai, Eliseu Diniz e pelo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Raimundo Dantas.

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol

26/04/2024 15:39