01/02/2023 10:57:46
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10099/

Meio Ambiente visita usina de reciclagem de resíduos referência em Canoas (RS)

Objetivo é estruturar destinação correta de todos os materiais dentro do município
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/04/2022 16:00

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Gerenciar o descarte do nosso lixo de forma inteligente tem sido um assunto recorrente quando pensamos em preservação do meio ambiente. E para que isso aconteça, as políticas públicas são as principais aliadas na construção dessas ações, além da auxiliarem na conscientização da população sobre a necessidade de descartar corretamente o próprio lixo.

Por mais que seja comumente usado, o termo “jogar fora” causa uma interpretação equivocada sobre como descartamos nosso lixo. Isso porque, não há “fora”. O que por nós é produzido aqui, também é descartado dentro desse mesmo planeta.

Para buscar ações que proporcionem a completa estruturação do descarte de resíduos em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou, na última semana, de 18 a 22 de abril, uma visita oficial ao município de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está instalada a maior usina de reciclagem de resíduos de construção civil do Brasil.

“É um município que faz a diferença na destinação de resíduos e a ideia foi ver o que podemos trazer de ideias para a nossa cidade, com o objetivo de melhorar ainda mais o que temos aqui. Vimos que o nosso município tem potencial para aprimorar e dar a destinação correta para todos os resíduos. Ainda somos uma cidade pequena e nossa população é consciente”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.

Além da secretária, a supervisora de Meio Ambiente, Sandra Scabeni, e a engenheira ambiental, Eduarda Oliveira, estiveram no município sulista em busca de referências para a destinação dos resíduos sólidos na cidade luverdense, em especial os restos de construção civil.

A visita foi realizada em três etapas: a primeira na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, para entender como é feita a tramitação entre poder público e empresa que presta os serviços, além dos demais processos envolvendo o descarte do lixo e limpeza urbana executados pela prefeitura.

A segunda etapa foi para o acompanhamento do serviço de coleta e limpeza urbana pelas ruas de Canoas, e a terceira consistiu na visita às instalações da usina RCC para conhecer de perto como funcionam os processos de reciclagem desse tipo de material, que vêm sendo feitos na usina desde 2019.

A usina de Canoas recebe cerca de 30 mil m3 de resíduos por mês, que são triados e processados, gerando como material agregado diversas bases para novas obras, como areia, pedra e brita com diferentes variações de tamanhos. Os demais materiais, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, (como material orgânico, madeiras, vegetação e recicláveis) são triados e aguardam para ter a sua destinação final ambientalmente adequada.

“Nessa usina eles têm uma grande capacidade de trituração, onde se consegue cinco produtos ao final, que são variações entre pedra, brita e areia. Então, como ganho, além de deixar de comprar a pedra e areia para ser usada nas construções do município, o material que iria poluir e não ter serventia é reaproveitado de várias formas”, complementou a secretária de Meio Ambiente.

Além do benefício ao meio ambiente, da economia com materiais para novas construções, a usina RCC de Canoas garante emprego digno, com carteira assinada, para mais de 100 trabalhadores.

Essa unidade servirá como referência na implantação de um sistema efetivo para reciclagem de restos de construção e materiais orgânicos vindos da poda de árvores em Lucas do Rio Verde.

“Vamos fazer um planejamento macro para os próximos anos no município, que proporcione uma solução para o problema que é o passivo ambiental gerado. Nossa ideia é fazer o aprimoramento e todas as adequações que precisam ser feitas na Central Verde, com todo um controle sobre isso. Vamos trabalhar no estudo para estruturar esse projeto”, finalizou a secretária Suzana.

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

É por meio do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lançado pelo Governo Federal neste mês, que será possível executar a política nacional de resíduos sólidos.

O Plano proporciona mais segurança jurídica e previsibilidade para a atração de investimentos, além de desenvolver a infraestrutura física e logística para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos do país.

Além do encerramento de todos os lixões do Brasil, está previsto o aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos. Assim, metade do lixo gerado deverá deixar de ser aterrado e passar a ser reaproveitado por meio da reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética. Atualmente, apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, segundo Ministério do Meio Ambiente.
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Mais em Lucas do Rio Verde


01/02/2023 10:10

Prefeitura de Lucas do Rio Verde antecipa adequação à Nova Lei de Licitações

Já foram publicados sete decretos para regulamentar os processos e servidores foram capacitados


01/02/2023 09:09

Gestão Miguel Vaz convoca mais de 200 aprovados no Concurso Público nº 01/2022

Com 231 novos servidores para a Educação, essa é a maior convocação da história de Lucas do Rio Verde


01/02/2023 09:00

Cultura abre inscrições para novos integrantes da Banda Musical de Lucas do Rio Verde

As vagas ofertadas são para crianças e adolescentes a partir dos 8 anos


31/01/2023 15:48

Prefeitura de Lucas do Rio Verde homologa o resultado final do Concurso Público nº 01/2022

Candidatos devem acompanhar o início das convocações no site da Prefeitura


31/01/2023 15:40

Saúde alerta sobre diagnóstico precoce de hanseníase e realiza entrega do kit de avaliação dermatoneurológica aos PSFs

Em Lucas do Rio Verde são 71 pacientes acompanhados pelo Município


31/01/2023 11:00

Serviço de emissão de RG será reduzido para modernização do sistema

Conforme a Politec, a capacidade de emissão do documento será de 50%, com um período de suspensão total de 13/02 a 03/03


31/01/2023 10:52

Escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde iniciam aulas no dia 1º de fevereiro

Confira local e data das novas escolas Professora Joice Martinelli Munhak, Professor Marcelino Espindola Dutra e Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro


31/01/2023 10:00

Confira as licitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponíveis para fevereiro

Editais são nas modalidades pregão eletrônico, tomada de preços e concorrência pública


31/01/2023 08:20

Produtores culturais luverdenses são classificados em resultado preliminar de edital do Estado

Investimento do Projeto Viver Cultura é de R$ 10 milhões


30/01/2023 16:25

Saiba onde se vacinar contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde

A imunização no município ocorre para todos os públicos aptos


30/01/2023 15:01

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia instalação de cinco novos parquinhos

Outros 10 instrumentos devem ser instalados até o fim do ano