19/08/2026 17:22:31
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10149/

Educação de Lucas do Rio Verde lança Programa Diálogos Socioemocionais

Objetivo é fortalecer a humanização nas escolas com apoio dos institutos Ayrton Senna e BRF
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
11/05/2022 07:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)


Ajustar tamanho da fonte:

Visando desenvolver habilidades socioemocionais dos estudantes, incentivando o protagonismo na construção e na realização de projetos de vida, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde buscou parceria com o Instituto Ayrton Senna para o lançamento do Programa Diálogos Socioemocionais.

Para apresentação do cronograma de ações, educadores da rede municipal se reuniram no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (10), para melhor conhecimento.

O programa atende todos os alunos matriculados no ensino fundamental – anos finais da rede municipal – e professores. Especificamente em Lucas do Rio Verde, serão 150 professores participando das capacitações, que atuam nas escolas: São Cristóvão, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Menino Deus, Olavo Bilac e Cecília Meireles. Já os alunos, 2.163 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para apresentação do programa, o sociólogo Helton Souto Lima, gerente do Núcleo de Integração de Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna, com sede em São Paulo (SP), esteve presente. “É um trabalho atrelado e articulado com o currículo da escola. A ideia é que as disciplinas, como língua portuguesa, matemática, história, geografia, os professores possam também, dentro desse processo, desenvolver todo um trabalho voltado para o desenvolvimento de competências, como o engajamento com o outro, amabilidade, autogestão, autodeterminação. O objetivo é que esse trabalho promova uma educação que seja cada vez mais integral para os estudantes de Lucas do Rio Verde”, resume Helton.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avalia que ações desenvolvidas para trabalhar a humanização são necessárias na educação. “Somos conhecedores que o resultado na aprendizagem dos estudantes muitas vezes está relacionado à influência do professor. A atuação do professor gera efeitos no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e socioemocional dos estudantes. Pensando nisso, a Secretaria de Educação investe há muitos anos na formação continuada dos professores. O programa terá um olhar especial para o aprimoramento das competências socioemocionais dos professores e também dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, fortalecendo emocionalmente educadores e alunos para o enfrentamento dos desafios diários”, avalia. 

O Programa Diálogos Socioemocionais tem apoio financeiro do Instituto BRF. 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro