26/04/2024 10:15:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10229/

Após castração, protetoras celebram conquista de lar para animais resgatados

Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente, UPC já castrou mais de 250 animais
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
31/05/2022 08:20

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Pequena, Meg, Dara, Branquinha, Dobby e Princesa: esses são alguns dos animais resgatados pela protetora de Lucas do Rio Verde, Sandra Baptista, integrante da ONG S.O.S. Animais. Segundo as protetoras atuantes no município, o processo de busca por um lar para adoção dos animais resgatados tem sido mais fácil, já que agora eles são castrados antes de irem para a nova casa. 

Desde janeiro deste ano, a Unidade Permanente de Castração (UPC), administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está em funcionamento e vem ajudando as pessoas voluntárias da causa animal a conseguirem um lar com mais facilidade para os animais resgatados e a ampliar o apoio que já vem sendo realizado. 

Conforme o último relatório expedido pela UPC, mais de 250 animais já foram atendidos pelo projeto de castração, incluindo animais abandonados, ONGs e tutores de baixa renda comprovada. 

Em uma das histórias de resgate, por exemplo, Sandra relembra o caso da cadela Dara, que o antigo dono faleceu e ela acabou ficando sozinha na casa, que estava à venda. Ela soube do animal por meio de vizinhos, que solicitaram ajuda da protetora. 

“Esse projeto é um marco na causa animal para qualquer cidade. Todo o trabalho está sendo muito bem feito. A castração é algo que vem de muito tempo, de conseguir castrar esses animais de rua. Lucas do Rio Verde já está sendo exemplo para a causa animal”, contou a defensora. 

Ela destaca que, apesar do trabalho de resgate ser muito importante, também é preciso que a população tenha responsabilidade sobre seus animais. “Muitos jogam suas cadelas na rua quando entram no cio. Por isso acontece o que está acontecendo. Se não houver colaboração da população, continuaremos a enxugar gelo”, apontou Sandra. 

A manicure Ligia Wingert concilia a profissão com o trabalho de protetora, que realiza há cerca de cinco anos em Lucas do Rio Verde. “Eu era sozinha, fazia o que dava, sempre postava nos grupos, até que gente se juntou e a resolvemos fundar a S.O.S.”, contou. 

Foi através da UPC que ela conseguiu castrar cerca de dez animais, sendo que cada um deles fica sob responsabilidade do protetor a partir do momento em que é resgatado, no processo da cirurgia e de recuperação, até que consiga um lar definitivo.

“Antes da UPC, a gente se sentia secando gelo, pois no outro dia já tinham ninhadas abandonadas. Com o projeto temos esperança que isso vá melhorar a longo prazo. O nosso grande ‘problema’ é animal adulto, quase ninguém quer, mas, quando fala que está castrado e vacinado, as pessoas se interessam. Muitos animais adultos só consegui doar porque eles estavam castrados. Com isso estamos conseguindo mais lares”, afirmou Ligia sobre as adoções. 

Realizando o trabalho junto à ONG, elas relatam que alguns bairros da cidade apresentam maior incidência nos casos de abandono de animais, são eles: Vida Nova, Veneza, Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas e Rio Verde. 

“Ser protetora não é uma escolha, costumo dizer que a gente nasce para isso. Têm situações que pessoas dizem normais, que passaria batido, mas aos nossos olhos a gente se compadece muito, porque animal também sente, seja frio, fome. Muita gente acha que a gente tem obrigação, mas não temos nenhuma. A gente faz por amor mesmo”, completou Ligia. 

Saiba mais sobre o projeto de castração no site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon


24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h


24/04/2024 16:27

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses


24/04/2024 15:40

Prefeitura retifica edital cultural “Circula Lucas”

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio


24/04/2024 15:19

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal


24/04/2024 09:37

LDO 2025: audiência pública acontece nesta quinta-feira (25)

População poderá participar de forma presencial e on-line


24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei


24/04/2024 08:32

Dia do Livro foi comemorado com exposição de obras de escritores luverdenses

A data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura


24/04/2024 07:49

Alunos do Nuca e usuários do Cras visitam Cartório Eleitoral

Objetivo é entender o processo democrático e como as eleições funcionam


23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil