03/04/2026 08:42:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10271/

Saúde convoca grupos prioritários para vacinas de gripe e sarampo

Caso você faça parte, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
08/06/2022 13:36

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde vem trabalhado diariamente para fortalecer a vacinação contra gripe e sarampo. As doses que são para os grupos indicados pelo Ministério da Saúde nas campanhas nacionais e têm sido aplicadas em todos os PSFs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Nesta semana, cinco unidades terão horário estendido para vacinação das 17h às 20h30: dia 08, nos PSFs V Pioneiro, XIII Parque das Américas e XV Fujii; dia 09, nos PSFs Rio Verde e PSF X Cerrado.

De acordo com a Vigilância em Saúde, 7.084 doses do imunizante contra a influenza (gripe) foram aplicadas em Lucas do Rio Verde, desde o início da campanha, no dia 11 de abril.

Gripe:

Idosos: meta 3.343 / alcançado 67% feitas 2.250 doses;

Crianças 6m a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%; feitas 2.327 doses;

Trab. Saúde: meta 1.205 / alcançado 62,4%; feitas 752 doses;

Gestantes: meta 1.058 / alcançada 34% feitas 360 doses;

Puérperas: meta 174 feito / 77,5% feitas 135 doses;

Professores: meta 889 feito / 44,8% feitas 399 doses;

Sarampo:

Crianças 6 meses a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%

É fundamental que os grupos prioritários (confira lista abaixo) procurem os postos de vacinação para tomar a dose da vacina contra a gripe. Com as temperaturas mais baixas, a Influenza pode evoluir para casos mais graves, por isso é essencial que todos compareçam aos postos para se vacinar.

Continua também nos PSFs a vacinação contra o sarampo. Podem ser vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo que a vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Grupos prioritários:

A vacinação contra o Sarampo está disponível para crianças de seis meses a quatro anos (menores de cinco anos) e atualização vacinal para trabalhadores da saúde.

Contra a Gripe podem ser vacinados:

• Idosos acima de 60 anos de idade

• Trabalhadores da saúde

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

• Gestantes e puérperas

• Trabalhadores da educação

• Pessoas com deficiência permanente

• Caminhoneiros

• Trabalhadores de transporte coletivo

• Forças de segurança e salvamento

• Funcionários do sistema de privação de liberdade

• Pessoas com cormobidades (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, transplantados, portadores de trissomias).

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes