03/11/2026 05:55:34
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10320/

Pequenos agricultores recebem Patrulha Agrícola na Comunidade Coait

Gradagem e análise do solo foram alguns dos serviços prestados
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
24/06/2022 09:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Há cerca de 100 quilômetros do centro urbano de Lucas do Rio Verde está localizada a Comunidade Coait, onde vive um grupo de pequenos produtores da agricultura familiar. Para dar suporte nas atividades desses agricultores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando os trabalhos da Patrulha Agrícola, com auxílio de equipamentos e maquinário. 

Um dos agricultores que fez a solicitação do serviço ao Município foi Anildo José Vargas, de 70 anos. Em sua propriedade de 25 hectares mantém uma produção leiteira e, além do leite, faz a comercialização também de queijo. Nessa localidade, o trabalho realizado pela equipe de Agricultura inclui a gradagem, roçagem e análise de solo. 

Por algumas dificuldades, incluindo falta de assistência técnica em campo, Anildo não conseguiu seguir com a outra parte de sua produção: uma plantação de cana-de-açúcar, matéria-prima para a fabricação de suas cachaças e licores artesanais. 

Com a Patrulha, ele está empolgado de que possa retomar com o plantio e voltar a fabricar a cachaça, mas também garante que vai investir em uma nova cultura: o milho, que servirá para silagem. 

“Estamos aqui desde 2001, todo ano trabalhando. A cachaça e o leite são para venda, eles são a nossa renda. Esse ano estou muito contente, pois estão nos atendendo. Vai ajudar muito”, comentou o idoso, que vive na propriedade junto da esposa, Angelina. 

Responsável pela agricultura familiar, Marcelo Reckziegel explica que há cerca de um ano os agricultores da Comunidade Coiat vêm sendo acompanhados, recebendo assistência por meio da Secretaria Municipal. 

“Com a Patrulha ativa, os produtores fizeram sua solicitação de trabalho, mobilizando nossa equipe para os serviços voltados ao pequeno produtor, para melhorar a produtividade em sua terra”, disse Marcelo. 

O servidor completa ainda que a Secretaria iniciou o procedimento de análise de solo nessas pequenas propriedades. Por meio de uma parceria com um laboratório, as amostras recolhidas serão analisadas e as respectivas necessidades repassadas para melhora na produtividade. 

“Não só nessa comunidade, mas também iniciamos as coletas de amostras de solo, por meio dessa parceria com o laboratório, e vamos disponibilizar sem custo ao produtor uma análise de solo completa”.

Um dos próximos passos do projeto é entregar calcário recebido pelo Estado para a agricultura familiar. A partir das análises de solo, será possível estabelecer a necessidade de calcário no solo de cada propriedade. 

Outro morador dessa região é o produtor leiteiro Mario Antônio Delarmelin, que mantém, na Comunidade Coiat, na chácara Nono Luiz, uma pequena fábrica de queijos, onde a fabricação é realizada por ele e a esposa, Lucia. Depois de receberem o Selo de Origem do Município, garantindo a qualidade da produção, os produtos são vendidos no Mercado do Produtor. 

Em sua área de cerca de 20 hectares, Mario mantém parte do terreno para pastagem do gado leiteiro. Com a gradagem do solo, pretende aumentar sua produção, colocando mais animais no pasto. 

“Isso é muito importante porque a gente não tem maquinário. É a primeira vez que estamos recebendo suporte da agricultura, que está sendo muito bem-vindo para nós, pequenos, pois, se não houver esse suporte, não conseguimos suprir o trabalho que é preciso no dia a dia. É o nosso pão de cada dia, estamos lutando para conseguir o nosso sucesso em cima disso”, finalizou o pequeno produtor. 

Sobre a Patrulha Agrícola 

Para ter acesso ao programa, os munícipes precisarão comprovar que integram a agricultura familiar e realizar a solicitação na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com os devidos documentos.

Os documentos necessários para solicitar os equipamentos da Patrulha Agrícola são: CPF, RG comprovante de residência e documento comprobatório que sejam agricultores familiares (pode ser emitido pela Empaer e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural