10/04/2026 05:48:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10508/

Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares

Atividade faz parte da programação da campanha Agosto Lilás
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
09/08/2022 14:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Diante o tema “Dialogando entre Mulheres”, a Secretaria de Assistência Social e Habitação reuniu um grupo de merendeiras da rede municipal de educação de Lucas do Rio Verde para uma tarde de conversa sobre a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento a violência doméstica.

O evento iniciou com uma ginástica laboral, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. Janice Ribeiro, secretária de Assistência Social e Habitação, explica que o momento proporcionou conhecê-las melhor. “São nessas ocasiões que histórias são contadas. Muitas mulheres viveram algum tipo de violência doméstica e nossa intenção é realizar mais encontros acolhedores para que elas se sintam abraçadas e valorizadas”, refletiu a secretária.

As participantes se sentiram confortáveis com o encontro, que também contou com a presença da Patrulha Maria da Penha, representada pela Guarda Civil Municipal Tatiane Bento, a psicóloga do Cras Lais Marinheiro Seixas e a Assistente Social do Cras Daniely Hurtado de Arruda. Depoimentos emocionantes foram compartilhados, como o da merendeira da Escola Menino Deus, Celita Rosa Campagnoli. “Nós, mulheres, às vezes, ficamos muito isoladas em casa, saindo apenas para trabalhar. Esse momento de conversa me fez ter vontade de contar uma parte triste da minha vida, que já virou passado”, desabafou Celita, vítima de violência doméstica.

“Meu ex-marido, que já morreu por consequência do abuso de bebidas alcoólicas, me trancava em casa e me batia. Eu não denunciava e não tinha coragem de contar para amigas e familiares por vergonha, além da questão cultural, de se manter casada”, desabafa Celita.

Hoje essa história virou uma página virada e segue sendo superada pela merendeira. “Eu aprendi que tudo que eu passei me fez tornar uma pessoa forte, uma mulher guerreira. Não é qualquer coisa que me derruba. Talvez eu pudesse ser uma pessoa frágil, uma pessoa fraca, mas com todo sofrimento eu aprendi a lutar, a ser feliz. Eu não sou o que ele me falava, eu sou linda e maravilhosa”, exaltou.

Celita aproveitou e deixou um recado. “Para as pessoas que estão passando por algum tipo de violência doméstica, busquem ajuda, ao menos se abrir e não ter medo de julgamentos. E se você for a pessoa que está ouvindo a situação, não aponte o dedo, não critique. Apenas ouça. É tudo que precisamos, sermos ouvidas”.

Denuncie
Para denunciar e buscar ajuda às vítimas de violência contra mulheres, ligue 180. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em Lucas do Rio Verde há o Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, que é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e conta com a Secretaria de Assistência Social e Habitação por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. O Núcleo está localizado na Delegacia, pelo endereço: Av. Pará, nº 219 E, bairro Cidade Nova.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor