02/11/2026 21:42:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10643/

Cefaleia é tema de capacitação para médicos da Atenção Básica

O curso será realizado no auditório do Paço Municipal das 13h às 17h
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
14/09/2022 16:06

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Saúde promoverá nos dias 26 e 28 de setembro, uma capacitação sobre Cefaleia voltada para médicos das unidades básicas de saúde. O curso será realizado no auditório do Paço Municipal, das 13h às 17h.

A qualificação foi uma solicitação para atualização, capacitação e treinamento dos profissionais da saúde, a fim de proporcionar ainda mais conhecimento na condução clínica da cefaleia nas unidades de saúde e, resolutividade para os pacientes, sem a necessidade de encaminhamento ao especialista de forma imediata. 

O evento será em duas etapas, onde metade das equipes participarão no dia 26 e a outra metade no dia 28, o curso será ministrado pela neurocirurgiã e diretora técnica do Hospital São Lucas, Drª Catarine Ottobeli, a profissional ainda é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 

A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça ou enxaqueca, nos estágios mais severos, é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo e por isso, é tema constante de estudos epidemiológicos. Especialistas estimam que até 75% dos adultos de 18 a 65 anos já sofreram com dores de cabeça.

Em uma conversa com a neurocirurgiã, Catarine Ottobeli, ela informa que é possível identificar que muitos dos casos encaminhados a eles poderiam ter sido resolvidos pelos generalistas, nas unidades, de forma satisfatória e mais rápida. "O objetivo da capacitação é o alinhamento e a aproximação do médico da atenção básica com a especialidade, é muito importante mostrar caminhos para nos tornarmos cada vez mais resolutivos na atenção primária e quem ganha é o paciente”, finaliza.

O primeiro estudo brasileiro feito sobre a doença no Brasil, por sete instituições de ensino, apontou que o problema afeta 20% das mulheres e 9% dos homens, em ambos os sexos, a maioria está na faixa etária dos 30 aos 39 anos. A dor crônica reduz a produtividade no mercado de trabalho e a qualidade de vida de quem sofre com ela. 

“A cefaleia de forma primária pode e deve ser resolvida na atenção básica, nos postos de saúde, que de acordo com a literatura médica, estão preparados para resolver pelo menos 80% dos casos. Evitar esse encaminhamento desnecessário ao neurologista, é evitar fazer com que o paciente sofra na fila de espera por outra consulta, sem a resolutividade que deve fazer parte da rede primária. Com essa capacitação dos nossos médicos, promovemos acessibilidade ao paciente”, explica a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural