19/04/2024 12:33:56

Ouvidoria Municipal apresentou resolução para 100% dos atendimentos em outubro

Maioria das demandas encaminhadas para o setor foram pelo site e app Lucas Cidadão
Por Ascom Prefeitura
22/11/2022 10:10

(Foto: Reprodução/Pixabay)

A Ouvidoria Municipal de Lucas do Rio Verde recebeu, em outubro, 146 chamados para atendimento no município. As solicitações, que tiveram 100% de resolução no período, foram encaminhadas ao poder público pelos diversos canais de atendimento da Prefeitura.

Ouvidorias de outubro por canal de atendimento:
    • E-mail -  1
    • App Lucas Cidadão - 21
    • Site Ouvidoria - 93
    • Pessoalmente - 12
    • Telefone - 19

De acordo com o ouvidor público, Carlos da Costa, a resolução das ouvidorias é baseada no prazo estabelecido para retorno das demandas à população, que varia de 15 a 30 dias, conforme a solicitação. Ele explica que, no início da gestão, os indicadores estavam em pouco mais de 60% de resolutividade.

Para agilizar essa tramitação, no segundo semestre deste ano, a Ouvidoria passou a fazer a entrega das solicitações para as secretarias de forma ainda mais automatizada, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade na tabulação dos dados, para encaminhamento às respectivas pastas.

“A manifestação, quando chega, ela tem um prazo para ser respondida. Nós estávamos atingindo esse prazo em uma média de 65% e viemos melhorando isso. Passamos para 75%, 98% em setembro e 100% em outubro, fortalecendo o elo entre a Gestão Municipal e a população”, disse o ouvidor.

Encontro TCE em Movimento

As ouvidorias de municípios da região do médio-norte mato-grossense se reuniram no início deste mês, 9 e 10 de novembro, em Sinop, em um encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE). O encontro foi realizado para qualificar os gestores para melhorar a qualidade da administração pública municipal, por meio da formação técnica a prefeitos, vereadores e servidores do Executivo e Legislativo.

Além do ouvidor público, o evento teve a presença do prefeito Miguel Vaz, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o presidente da Câmara, Daltro Figur, outros servidores e vereadores de Lucas do Rio Verde.

“O objetivo do TCE foi trazer uma aproximação entre esses municípios da região e destacar a importância da carta de serviços ao cidadão. Ela ainda está sendo implementada nos municípios e é uma exigência nova do TCE, estabelecida por lei. Em nosso caso, fomos elogiados pela nossa carta de serviços ao cidadão, que é o portal no site da prefeitura com tudo que a gestão pública oferece ao cidadão”, explicou Carlos.

Como funciona a Ouvidoria?

A Ouvidoria Municipal é o canal em que o cidadão pode apresentar manifestações, elogios, sugestões, informações, denúncias e reclamações.

A partir do recebimento da mensagem, a Ouvidoria analisa, registra as ocorrências no sistema e encaminha para as áreas responsáveis – secretarias e departamentos –, para que sejam apuradas as informações e, na sequência, propostas soluções para cada caso.

A Ouvidoria de Lucas do Rio Verde busca promover a transparência pública, o acesso à informação e a defesa dos usuários do serviço público municipal.

Canais de atendimento:

- Aplicativo Lucas Cidadão (para Android e IOS)
- Site da Prefeitura: https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/
- E-mail: ouvidoria@lucasdorioverde.mt.gov.br
- Telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita)

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento

19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças