06/05/2024 21:04:37

Profissionais da Atenção Básica em Saúde passam por capacitação sobre diabetes

Encontro marca encerramento de ciclo de formação promovido pela Escola de Saúde
Por Ascom Prefeitura / Rubens Junior e Gabriela Corsino
28/11/2022 09:12

(Foto: Anderson Lippi)

Com o objetivo de promover a capacitação constante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou o 3° Simpósio da Secretaria de Saúde. Desta vez o tema abordado foi Diabetes Mellitus na Atenção Primária em Saúde. O encontro ocorreu no último sábado (26), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Durante toda a manhã, profissionais da saúde do município foram envolvidos em uma programação com palestra, discussão de casos e roda de conversa, conduzidos pela Dra. Cristianne Serafim Feuser, médica endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

“Essa ação vai fazer com que muitos pacientes que estão aguardando consulta com endocrinologia, que é uma especialidade um pouco mais difícil de acesso, que essa espera seja resumida, seja antecipada e que os clínicos resolvam esses casos um pouco mais complicados. Ter familiaridade com o tratamento vai trazer muitos benefícios. Tratar bem a diabetes previne muitas complicações, amputações, cegueira e infarto”, explica Dra. Cristianne.

Ao longo do ano, outros dois simpósios e diversas oficinas foram realizadas com o propósito da capacitação constante. O trabalho é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública Municipal e a Comissão de Integração Ensino-serviço - CIES Municipal.

“Estamos muito felizes com os resultados deste programa. Foram meses de muito aprendizado, muito trabalho para a qualificação e atualização dos nossos profissionais da Atenção Primária e Saúde”, destaca a coordenadora do CIES Municipal, Tatiani da Rocha.

“O nosso propósito desde o início do ano com esse projeto é envolver todos os membros das equipes das unidades de saúde. Foram trabalhados três temas que são fundamentais para quem atua na atenção primária, que foi o pré-natal de baixo risco, hipertensão arterial e encerrando o ciclo com diabetes. A gente finaliza essa série de encontros com a sensação de dever cumprido”, disse a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

A avaliação por parte dos profissionais da saúde também foi positiva, é o que afirma o coordenador e enfermeiro do PSF V Pioneiro, Alexander Brito. “Eu participei dos três simpósios e sei que a cada módulo fui aperfeiçoado, as oficinas também serviram para sanar as dúvidas e também agregaram novas experiências. Eu vi o simpósio como propósito não só no aperfeiçoamento do atendimento aos usuários, mas também para novos servidores que chegaram na atenção básica”.

06/05/2024 17:11

“Nós Podemos Nadar” é campeã na segunda etapa do estadual de natação

Foram dois dias de muita competição na Escola Municipal Caminho para o Futuro

06/05/2024 16:43