20/08/2026 07:45:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10996/

Vacina contra a meningite está disponível nas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde

Para crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde (ainda não vacinados) as doses serão feitas até 23 de fevereiro
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
08/12/2022 14:40

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que a vacina meningocócica C (conjugada) contra a meningite está disponível, além da rotina do calendário dos bebês, para o público-alvo de crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde (SEI/MS - 0027455350 - Comunicado).

A Vigilância em Saúde esclarece que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Para o público-alvo citado, a orientação é que a vacinação seja realizada até o dia 23 de fevereiro de 2023, visando aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

A vacina faz parte do Calendário de Vacinação e é aplicada em crianças menores de 5 anos, em esquema de duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, com uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja ministrada em crianças menores de 5 anos por ser a faixa etária com maior risco de adoecimento, contudo, pode ser aplicada, de forma bastante tranquila, em crianças com mais idade, como ocorrerá agora nesse uso temporário.

Para as idades de 11 a 14 anos, está disponível também a vacina ACWY, a qual protege contra quatro tipos de meningites. Esta medida, tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica, pelos sorogrupos A, C, W e Y.

“É importante todos os trabalhadores da saúde receberem o imunizante, pois é um grupo que entra em contato com pacientes suspeitos de meningite. Soliciamos atenção dos pais de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos a verificarem a situação vacinal para proteção às meningites ”, afirmou a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026