21/06/2026 05:39:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11100/

Janeiro Roxo: mês de prevenção e combate à hanseníase

O paciente com hanseníase é atendido em qualquer unidade de saúde da Atenção Básica
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
11/01/2023 14:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Em janeiro são realizadas campanhas de prevenção, entre elas sobre hanseníase e por isso o mês é também intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

Lucas do Rio Verde segue a programação que já ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde, com o objetivo de aumentar a detecção precoce de casos, investindo na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de Atenção Básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população.

Na cidade, durante todo o mês as equipes de Saúde continuam com a busca ativa através das visitas, a fim de detectar possíveis casos suspeitos, além de ações educativas junto aos moradores e intensificação dos exames de contatos dos pacientes.

Onde é feito o tratamento de Hanseníase?

Em Lucas do Rio Verde, o paciente com hanseníase é atendido em qualquer PSF. Caso o diagnóstico seja confirmado, o morador inicia o tratamento com os médicos e enfermeiros da unidade.

O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta exclusivamente seres humanos. A forma de transmissão ocorre pelas vias aéreas, por gotículas. O diagnóstico é feito por exames clínicos, sorologia específica e raspagem.

A doença é, primeiramente, neurológica, afeta os nervos mais superficiais da pele e pode provocar formigamentos, dormência, câimbras, sensação de agulhada e pontadas. Só depois de anos de evolução dos sintomas, os pacientes começam a apresentar lesões na pele, como manchas e caroços.

Outra característica importante é que a bactéria da hanseníase tem o metabolismo lento, o que resulta na evolução lenta dos sintomas.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho