20/08/2026 09:48:50
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11118/

Lucas do Rio Verde é a 4ª cidade do Brasil na geração de emprego entre os municípios com até 80 mil habitantes

Em Mato Grosso, o município luverdense lidera o ranking; mais de 6 mil encaminhamentos foram realizados pelo Sine em 2022
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
17/01/2023 10:40

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A geração de empregos em Lucas do Rio Verde segue registrando bons resultados, segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Somente por intermédio do departamento em Lucas do Rio Verde, 1.546 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho em 2022. 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) contabiliza no município o saldo total de 2.449  empregos, que considera as admissões (22.021) – não só por intermédio do Sine – e os desligamentos (19.572). O saldo de empregos é quando o número de admissões supera o número de desligamentos no período avaliado.

O Caged aponta ainda que, no Brasil, Lucas do Rio Verde ficou em 4º lugar no saldo acumulado de geração de empregos, relativo às cidades com até de 80 mil habitantes, atrás das cidades de Itapema (SC), Lençóis Paulista (SP) e Cristalina (GO). Em Mato Grosso, o município luverdense lidera, seguido das cidades de Barra do Garças e Primavera do Leste. 

Colocados - 1.546
Encaminhados para empresas - 6.137
Inscritos (novos cadastros) - 1.264
Vagas oferecidas - 2.349 

O painel do Caged traz que o setor de maior crescimento nas contratações foi o da construção, seguido pelo de serviços, comércio, agropecuária e indústria. 

Na região Centro-Oeste, o saldo de empregos foi de 267.791, em um ranking liderado pelo crescimento do setor de serviços, seguido pelo comércio, construção, indústria e agropecuária. 

No estado de Mato Grosso, o saldo foi de 65.890, pelos setores de serviços, comércio, construção, agropecuária e indústria.

*Balanço de vagas do Sine fechado em 16 de janeiro de 2023. 

“Nos últimos meses do ano, notamos uma queda na geração de empregos, bem diferente dos anos anteriores. Acreditamos que isso foi causado também por conta do cenário político no país. Mas, apesar disso, ainda somos a primeira cidade do estado em geração de emprego e o cenário deve melhorar. Esse ano, além das novas indústrias que já vão se instalar no município, também entregaremos uma nova área do Espaço do Empreender (Industrial VI), destinada às empresas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. 

Sobre o SINE

O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera. Além disso, o Sine realiza o intermédio entre a vaga e o candidato, facilitando a seleção ao empregador.

O atendimento é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário.

Em Lucas do Rio Verde, o Sine está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e sexta-feira, das 7h às 13h.

Os candidatos devem apresentar documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho e levar também currículo atualizado. Estão sendo disponibilizadas 100 senhas por dia.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame