30/04/2024 15:08:56
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11318/

Botão do Pânico ajuda a salvar vidas de mulheres em Lucas do Rio Verde

Aplicativo é parte do trabalho de combate à violência de gênero pela rede de apoio e enfrentamento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
08/03/2023 07:50

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Demorou cerca de sete anos para que Simone* conseguisse tomar coragem para denunciar seu agressor, enfrentando ao longo desse tempo um relacionamento abusivo. Graças ao Botão do Pânico, recurso garantido pela Prefeitura em 2022, que funciona por meio de um aplicativo, ela teve sua vida salva no momento que mais precisava e aquele que a ameaçava foi detido pelas autoridades. 

“Eu largava dele e ele não largava de mim. Registrei boletim de ocorrência, que ele estava me agredindo com palavras, com ofensas, injúria e difamação. Me mandaram instalar o Botão do Pânico. Depois de um mês ele voltou, quando apertei o aplicativo e não deu nem dez minutos já encostou a viatura. Se não tivesse chegado, poderia acontecer algo pior”, descreve a mulher sobre os abusos psicológicos e o momento em que seu agressor foi preso. 

A história desta mulher é, infelizmente, similar à de muitas outras mulheres, mas foi a coragem para denunciar e a busca por apoio para enfrentar a violência que fizeram a realidade por ela enfrentada ser diferente - e não ter um possível desfecho trágico. 

Além do Botão do Pânico para mulheres com medida protetiva, são grandes os esforços da gestão municipal para apoiar o trabalho das forças de segurança no combate à violência de gênero, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Assistência Social. 

Entre as medidas fomentadas pelo Município, a construção do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher é uma delas. Inaugurado em 2021, o espaço alocado à Delegacia da Polícia Civil foi criado especialmente para acolher, de forma humanizada, mulheres vítimas de violência, com apoio psicológico e de assistência social às vítimas. 

“Ele era muito agressivo com palavras, me xingava, ameaçava de morte. Eu denunciava e ele vinha aqui bêbado, querendo quebrar tudo. Se eu falava para ele ‘eu não quero mais’, ele vinha aqui querendo quebrar tudo. Entrava, invadia minha casa para me agredir. Eu ficava em pânico, era oprimida. Ele não queria que eu saísse na rua”, expõe a vítima, sobre os abusos sofridos.  

Outra ação complementar a esse trabalho foi a aquisição de uma viatura da Guarda Civil Municipal exclusiva para o atendimento dessas ocorrências, caracterizada com o selo do projeto Patrulha Maria da Penha. Atualmente, 107 mulheres com medida protetiva estão sendo acompanhadas pela Guarda por meio do Botão do Pânico e, no ano passado, foram 11 acionamentos. 

“Muitas vezes elas acham que não é necessário, que está tudo tranquilo e a situação não é tão grave assim. O aplicativo é uma ferramenta de muita agilidade para conseguirmos atender com rapidez, pela localização, que mostra onde aquela vítima está na hora do acionamento. As mulheres podem se sentir abraçadas e devem denunciar, procurar essa rede de apoio”, contou uma das agentes à frente do atendimento do aplicativo, Guarda Municipal, Tatiane Bento. 

Em 2022, foram registradas 101 mortes violentas de mulheres no estado de Mato Grosso, uma delas em Lucas do Rio Verde, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

A delegada de polícia do município, Ana Terra, reforça que a violência contra a mulher pode ocorrer de diversas maneiras e não apenas com agressão física, mas também psicológica, moral, sexual e patrimonial. 

“Na maioria das vezes, o ciclo da violência doméstica dura anos e vários términos, até que seja possível confirmar que existia aquele ciclo. Os homens que tendem a manter um relacionamento abusivo constroem uma autoimagem de parceiro perfeito, de pai perfeito, e dificultam essa revelação pela mulher. Eles oscilam entre situações de ameaça, xingamento, para uma de perfeição, companheirismo, e isso acaba fazendo com que a mulher fique com dúvida se ela vive ou não um relacionamento abusivo”, esclareceu a delegada. 

Pela Secretaria de Assistência Social, as estruturas do Cras e Creas também estão à disposição, ofertando, inclusive, cursos de formação e capacitação, como uma forma de incentivo às vítimas que sofrem também por conta de dependência financeira. 

Denuncie a violência

O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

*Nome fictício adotado para preservar a vítima. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2024 10:44

Pilotos luverdenses conquistam nove medalhas de campeões na Copa Brasil de BMX

Prova no DF contou com 18 atletas do município e 26 medalhas


30/04/2024 10:15

Alunos das Escolas Municipais recebem o Programa Lixo Zero

Um dos objetivos é de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental


30/04/2024 08:18

Reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello será entregue nesta terça-feira (30)

Investimento do Estado e Município é de R$ 3.1 milhões


29/04/2024 16:49

Expolucas 2024 é lançada oficialmente à sociedade luverdense

Evento será realizado pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acilve e CDL


29/04/2024 15:02

Educação de Lucas do Rio Verde receberá equipamentos tecnológicos do Governo de MT

Escolas municipais serão estruturadas com mais Chromebooks, Smart TVs e gabinetes de recarga


29/04/2024 14:50

Luverdenses prestigiam mais uma edição da Mostra de Dança Estilo Livre

Mais de 300 dançarinos do município participaram do evento no Lago Harri Müller


29/04/2024 14:15

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

Os editais podem ser conferidos no site


27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line


26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias