20/08/2026 16:57:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11517/

Visita domiciliar conta com parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde

O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais com relação a pacientes acamados, que são atendidos em casa
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
22/04/2023 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)


Ajustar tamanho da fonte:

Como se não bastasse todo o sucesso do Serviço de Atendimento Domiciliar com uma equipe multiprofissional, agora o grupo conta com a parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde. O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais com relação a pacientes acamados, que são atendidos em casa.

O Serviço de Atendimento Domiciliar é composto por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, e visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções.

O público-alvo são os pacientes que apresentam comorbidades, pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, doenças crônicas degenerativas, necessidade de suporte nutricional enteral, idosos com dificuldades especiais, pacientes em condições clínicas de risco que tenham internações recorrentes, entre outros. As demandas podem ser provenientes de alta hospitalar, das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento e, para admissão do paciente aos atendimentos, é necessária a concordância da família e ter um cuidador identificado para acompanhamento, mesmo que no domicílio.

De acordo com a supervisora do Programa de Residência, Drª Jéssika Sthefane Santos Rodrigues, essa é uma grande experiência para a formação dos residentes. “Podemos descrever essa experiência como feliz e importante. Os residentes possuem em seu dia a dia a rotina de visitas domiciliares, porém, fazer um estágio na atenção domiciliar, onde estão os casos de acamados com maior necessidade de atenção domiciliar do município, amplia o conhecimento deles e reforça a equipe”, explica. 

Além dos atendimentos domiciliares, os residentes estão ampliando o conhecimento com a equipe do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Central de Regulação, ambulatório de Medicina de Família e Comunidade. O próximo passo será o atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM). 

Atendimento Domiciliar

Realizadas de duas formas, as visitas domiciliares em Lucas do Rio Verde contam com a equipe de Saúde da Família, composta pelos profissionais que já atuam nos PSFs, e pela equipe de apoio ao atendimento domiciliar da Atenção Básica, composta por multiprofissionais como nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira e assistente social.

As equipes dos PSFs realizam as visitas aos pacientes com condições que impossibilitem o deslocamento até a unidade de saúde. Essas visitas são programadas e o paciente ou um familiar deve solicitar ao agente de saúde ou diretamente na unidade de saúde.

A equipe de apoio ao atendimento domiciliar é complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica. Cada paciente é visitado, avaliado e, então, é programada a frequência do atendimento de cada profissional, conforme a necessidade, além do acompanhamento e a evolução, até uma possível alta. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visita domiciliar para todos os atendidos.

Atualmente, 103 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar em Lucas do Rio Verde.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.