20/08/2026 17:35:15
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11545/

Projeto de alunas de Lucas do Rio Verde é finalista em concurso nacional

Iniciativa visa evitar desperdício de alimentos da merenda escolar
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
01/05/2023 10:00

(Foto: Sec. de Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Observando a quantidade de alimento desperdiçado durante a merenda, alunas da Escola Municipal Vinícius de Moraes desenvolveram um projeto de conscientização para mudar essa realidade. A iniciativa das estudantes de Lucas do Rio Verde concorre com outras boas práticas do Brasil no concurso nacional Educador Transformador 2023.

Com o tema “Lugar de Comida é no Prato, Não no Lixo - Xô Desperdício”, a ideia surgiu do grupo “Mega Gênias”, que reúne alunas do 5º ano. A partir dessa iniciativa houve uma redução de até 30% no desperdício, dependendo do alimento.

Iniciado em maio de 2022, durante duas semanas elas monitoram a hora do recreio e o comportamento alimentar de todos os estudantes da escola. Ao término da merenda, tudo aquilo que era deixado no prato foi pesado e as informações eram inseridas em um gráfico, que ficava disponível diariamente para todos da escola.

Após esse trabalho de catalogação de tudo aquilo que foi desperdiçado, o grupo passou em todas as salas para conscientizar sobre a importância de evitar que o alimento vá para o lixo. O trabalho acabou se estendendo e, até o fim do ano passado, outras duas visitas foram realizadas, inclusive com a participação da nutricionista escolar.

Além de monitorar a merenda, a equipe utilizou da tecnologia, através da plaquinha de microbit, para desenvolver um protótipo que avalia a aceitabilidade dos alunos quanto ao lanche servido. “Um dos quesitos para inscrever o projeto é o uso da tecnologia. Então, além de trabalhar a questão do alimento, nós trouxemos essa inserção da linguagem de programação com as crianças e adolescentes. Desenvolvemos todo esse trabalho contando com o apoio também da professora Facione Borges. Estamos muito gratas pelo resultado”, comenta Kátia Mundim, professora que acompanha a equipe, que faz parte do Projeto EstroGênias – Meninas na Ciência.

O projeto das alunas luverdenses é finalista para o Prêmio Educador Transformador 2023. O concurso teve 2.897 inscritos, mas apenas 70 foram selecionados para a etapa final. Lucas do Rio Verde é o único município de Mato Grosso nessa fase da premiação, concorrendo na categoria de Educação Infantil, junto a outras iniciativas do Centro-Oeste.

Os vencedores serão apresentados durante o evento Bett Brasil, que será realizado de 09 a 12 de maio, em São Paulo.  

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.