24/04/2026 01:39:48
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11603/

Segurança Pública realiza semana jurídica para capacitação da Guarda Civil Municipal

Iniciativa faz parte do processo de armamento da GCM
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/05/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza, até 18 de maio, a semana jurídica com a Guarda Civil Municipal (GCM). O encontro ocorre no auditório do Paço Municipal, com palestras sobre o Porte Funcional de Arma de Fogo.

A capacitação é mais uma das etapas previstas no processo de armamento da GCM. As palestras serão ministradas pela Procuradoria Municipal, Poder Judiciário, polícias Militar e Civil.

O cronograma começou na quarta-feira (10), com o secretário-geral da OAB, advogado Jhoaneto Barreto. A programação até o dia 18 ainda conta com as instruções do defensor público, Dr. Guilherme Ribeiro Rigon, coordenador das Promotorias de Lucas do Rio Verde, Dr. Saulo Pires de Andrade Martins, juiz diretor do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Dr. Hugo José Freitas da Silva, Coronel da Polícia Militar do município, Paulo Secci, delegado da Polícia Judiciária Civil, Paulo Brambila, capitão do Corpo de Bombeiros, Gleiber Bertolazo e a procuradora, Derlise Marchiori.

“Essa é uma semana incrível, de extrema importância para os agentes da GCM. Trazer os órgãos envolvidos na segurança pública do nosso município, para essa capacitação, é uma maneira de obter ainda mais experiência, conhecimento e informações para fomentar o pensamento e desenvolvimento das atividades com sabedoria. Foi uma grande ideia ter profissionais ainda mais capacitados para exercer segurança na nossa sociedade”, explica Dr. Hugo José Freitas da Silva

A GCM já vem de outras capacitações para o processo de armamento da equipe, entre elas em Cotia (SP), em 2022, quando agentes passaram por treinamento com a guarda civil do município, considerada referência para o país. A capacitação durou cerca de 30 dias.

No local, os guardas receberam treinamento em armamento e tiro, defesa pessoal, escolta VIP, abordagem pessoal, direção defensiva, técnicas de tiro defensivo, direito (aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada), avaliação teórica e prática com diversos instrutores da GC de Cotia.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha, o objetivo dessa semana jurídica, é capacitar a Guarda Civil Municipal. “A semana jurídica tem o objetivo de capacitar a GCM e integrar todas as forças de segurança com o Judiciário e Ministério Público. As palestras serão ministradas por cada profissional, dentro da sua realidade, em virtude do Termo de Cooperação Técnica que assinamos em Cuiabá para o armamento da nossa guarda. Queremos sempre trabalhar dentro da legalidade. Esses cursos serão constantes para que nossos profissionais tenham conhecimentos legais e operacionais”, explica.

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio