02/05/2024 23:45:05

Semana do Meio Ambiente é marcada por atividades envolvendo a comunidade luverdense

Ação teve início com a retomada do Museu do Cerrado e foi encerrada com distribuição de 230 mudas frutíferas
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
07/06/2023 11:30

(Foto: Ascom Prefeitura)

Uma programação extensa com atividades diárias marcou a Semana do Meio Ambiente no município. A iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, aconteceu de 01 a 07 de junho.

Abrindo as ações da Semana do Meio Ambiente, no dia 01, ocorreu a retomada do Museu do Cerrado, localizado na Avenida Bahia, bairro Rio Verde. A ideia é que o espaço seja um centro de aprendizagem educacional sobre o meio ambiente, sustentabilidade e práticas sobre preservação.

A retomada teve a presença de autoridades, alunos da Creche Irmãs Carmelitas de Vedruna e estudantes da escola Dom Bosco, ambas localizadas nas mediações do Museu.

Já sexta-feira (2), foi ministrado o minicurso Micro Verde, na sede do museu, reunindo 60 estudantes no período da manhã e tarde. O objetivo da ação, foi mostrar como o broto das verduras, cultivado a partir da semente, possui maior concentração de nutrientes, ideal para o consumo. O minicurso foi realizado pela professora Giusi Lesiuk da empresa Espaço Trivium – Educação Clássica com a participação da Fiagril que auxiliou no momento educativo.

No sábado (3), a secretaria de meio ambiente promoveu a limpeza e coleta de lixo no Lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis. A atividade resultou na retirada de 286 quilos de resíduos das áreas. A iniciativa voluntária envolveu representantes das secretarias, Guarda Civil Municipal, 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar e Escola Estadual Dom Bosco.

Encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente, na terça-feira (6), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez a entrega de mudas no semáforo da Avenida Mato Grosso. Ao todo foram distribuídas 130 mudas de romã, goiaba, tamarindo e bacupari. No Paço Municipal, os servidores também participaram da ação, onde houve a distribuição de 100 mudas de tangerina e graviola.

“Eu defendo que qualquer ação ou qualquer coisa que for fazer não pode ser só na Semana do Meio Ambiente. É uma constante, é você fazer durante o ano todo diversas ações. Através das crianças, queremos que os adultos sejam conscientizados, temos que preservar as nossas matas, a fauna e a flora e garantir sustentabilidade”, acrescenta Paulo Nunes.

Ao longo do ano, mudas de árvores frutíferas e de sombra podem ser adquiridas por toda comunidade. Basta preencher um requerimento na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e retirar as plantas no horto, localizado no setor industrial.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município