02/05/2024 03:49:31

Aplicativo do Botão do Pânico de Lucas do Rio Verde é destaque em evento de geotecnologia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade participaram do GovSummit 2023, em Brasília
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
04/08/2023 10:00

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, apresentou a eficiência do aplicativo Botão do Pânico às mulheres que possuem medidas protetivas do município no evento GovSummit 2023, em Brasília (DF), nesta semana.

O evento é o principal encontro de geotecnologias em governos municipais e estaduais e explorou as tendências e soluções de geotecnologias voltadas para esses mercados, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia de Location Intelligence, utilizada por governos em todo o mundo.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi representada pelo supervisor adjunto de geotecnologia, Rubens Oliveira, que palestrou apresentando soluções aplicadas no município em geotecnologia que aprimoraram a segurança pública e o “Botão do Pânico”. Estiveram presentes também Adao Santos, assessor adjunto e Samira Soares, assistente adjunta.

“O objetivo é cuidar do bem-estar das mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo também um botão patrulha rural que fornece um sistema de pânico para os agricultores e um sistema do bombeiro de ocorrência para identificar focos de incêndio na região em tempo real”, reiterou o supervisor Rubens Oliveira.

A cidade demonstrou como a utilização dessa tecnologia pode resultar em serviços públicos de melhor qualidade, transparência na gestão e melhoria significativa na qualidade de vida da população.

“O GovSummit 2023 se destaca como uma oportunidade ímpar para os municípios compartilharem experiências e avançarem no uso das geotecnologias para enfrentar os desafios do futuro. A palestra de Lucas do Rio Verde foi o ponto alto do evento, levou novas perspectivas e soluções inovadoras. Os participantes nos procuraram após a palestra para entender melhor o uso do aplicativo. A Prefeitura se destacou nesse âmbito”, analisou Rubens.

Botão do Pânico
A proposta de um aplicativo municipal surgiu após visita da procuradora municipal, Derlise Marchiori, da secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e da equipe da Secretaria de Segurança Pública ao município de Paulínia, interior de São Paulo, em 2021 .

A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e adaptada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e apta à utilização desde abril de 2022, lançada pelas secretarias de Segurança Pública, de Assistência Social e Habitação e Procuradoria Municipal.

Govsummit 2023
Com o tema “Transformação digital e inovação tecnológica: Construindo cidades e governos inteligentes e sustentáveis”, o GovSummit 2023 tem como objetivo enfrentar os desafios atuais da agenda governamental, que incluem desenvolvimento urbano sustentável, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social e políticas focadas na segurança e bem-estar dos cidadãos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE SEGURANÇA PÚBLICA PROCURADORIA

30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano