10/06/2026 20:58:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12010/

Serviços de odontologia oferecidos em PSFs de Lucas do Rio Verde são destaques no Estado

A visita ao gestor municipal se deu após o resultado positivo dado pela equipe de fiscalização do CRO-MT
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
26/08/2023 09:49

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O Prefeito Miguel Vaz recebeu na manhã desta sexta-feira (25), em seu gabinete, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas, acompanhada da dentista e conselheira luverdense, Adriana Machado.

A visita ao gestor municipal se deu após o resultado positivo dado pela equipe de fiscalização do CRO-MT, que visitou as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde durante esta semana e colocou o município como cidade modelo em atendimento do serviço público odontológico no estado de Mato Grosso.

“Eu fiz questão de vir pessoalmente parabenizar a cidade e a gestão do prefeito Miguel Vaz, por esse olhar que ele está tendo de cuidado a Atenção Básica e especialmente com a odontologia. A nossa equipe do CRO se desloca até os municípios e fiscaliza a estrutura, a condição para o cirurgião dentista exercer seu trabalho e também se o serviço é de qualidade para a população, e concluímos que Lucas é uma cidade modelo”, pontua a presidente do CRO, Wania Dantas.

Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino (Foto: )

De acordo com a Secretária de Saúde, Drª Fernanda Held Ventura, desde que a gestão iniciou em 2021, tem investido na saúde luverdense. “Esse resultado da visita do CRO é reflexo da manutenção do serviço que já vinham sendo oferecidos, bem como, o investimento em capacitação dos profissionais e o aumento dos profissionais por meio de novas contratações, por chamamento do concurso público. Alem de acrescentar novos serviços como o atendimento dos pacientes especiais, a oferta de próteses dentárias e o tratamento de canal para crianças e adolescentes. Quero reforçar que os materiais oferecidos aos profissionais são de excelente qualidade, explicou. 

Importante lembrar que, o serviço de saúde bucal das unidades de saúde da família oferecem atendimentos da atenção básica como limpezas, restaurações e pequenas cirurgias. Também é realizado atividades educativas de orientação de saúde bucal à população, com a finalidade de prevenir os agravos na boca e saúde geral. O atendimento é para todas as idades.

Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino (Foto: )

O prefeito Miguel Vaz mostrou satisfação com a visita recebida. "A informação de que Lucas do Rio Verde, através dos serviços de odontologia que são prestados nas nossas unidades de saúde é referência mato-grossense, é importantíssima, e é gratificante saber que o poder público está oferecendo qualidade nos equipamentos para os dentistas exercerem seus trabalho, quanto qualidade no serviço ao público. Essa é uma conquista nossa, mas especialmente pelo trabalho desses profissionais junto ao poder público municipal", comemora.

Outros recursos oferecidos são os atendimentos especializados para Pacientes com Deficiência (PCD), que após avaliação inicial nas unidades de saúde, são encaminhados para o atendimento especializado, que verificará a necessidade do atendimento a nível hospitalar. Caso necessário, o PCD já é encaminhado pela própria especialista.

Não se pode esquecer do atendimento endodôntico (tratamento de canal) de dentes molares permanentes para pacientes até 15 anos. O paciente deve passar por avaliação do dentista da unidade de saúde, que procederá com o encaminhamento para tratamento (caso confirmado o problema).

SAÚDE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas