02/03/2026 05:39:05
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12085/

Campanha Nacional de Multivacinação será realizada nos dias 22 e 23 de setembro

Os pais e/ou responsáveis devem comparecer às unidades de saúde com a caderneta de vacinação
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/09/2023 10:05

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde realizará os dias D da Campanha Nacional de Multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 14 anos. Um dos objetivos é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes do município.

Na sexta-feira (22), as unidades de saúde que estarão em funcionamento das 17h às 20h30, serão: Rio Verde, X Cerrado e XIII Parque das Américas.

Já no sábado (23), das 7h às 17h, funcionarão os PSFs VII Jardim Primaveras, VIII Bandeirantes, XI Tessele Junior, XIV Jardim Amazônia, XV Jaime Seiti Fujii e XVII Vida Nova.

Os pais e/ou responsáveis devem comparecer a estas unidades com a caderneta de vacinação para ser avaliada a situação vacinal da criança e adolescente.

O objetivo da mobilização nacional é atualizar a carteirinha de muitos que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, protegendo a população, melhorando as coberturas vacinais de forma homogênea, reduzindo a incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las controladas ou eliminadas, dando a oportunidade para crianças e adolescentes de serem vacinados contra, por exemplo, influenza, sarampo, meningite e caxumba.

Nas unidades de saúde, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão disponíveis 18 tipos de vacinas, entre elas: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (Conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), DTP (Tríplice Bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano) e Meningocócica ACWY.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra as enfermidades, o alerta está para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.

Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para conseguir obter ainda mais sucesso com a campanha, a Secretaria contará com apoio do Rotary Club de Lucas do Rio Verde.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico