29/04/2026 11:14:45
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12190/

Prefeitura assina certidão de regularização de imóveis do loteamento Jardim Europa III

O processo foi instaurado como uma Reurb-E para a região de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
12/10/2023 09:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Câmara Municipal e 27 moradores do loteamento Jardim Europa III realizaram nesta quarta-feira (11) a assinatura da certidão de regularização fundiária do local.

O processo foi instaurado como uma Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E), sendo aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados até 22 de dezembro de 2016.

“Toda parte de responsabilidade de obras, de projetos e de custos cartorários é dos moradores. Mas, com isso, o Município aprovou os projetos que eles apresentaram, fez toda a análise dos documentos e está resolvendo uma situação de moradores que estão ali há mais de 12 anos, que tinham o seu lote, mas que não tinham o documento desses imóveis. Esse documento agora vai para o cartório, que vai abrir as matrículas de cada pessoa, já com o nome dela e o título. Isso é uma comprovação de que a pessoa é dona daquele imóvel, dando muito mais segurança para os moradores”, explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Recentemente, o Município entregou regularizações fundiárias da Comunidade Itambiquara, além de instaurar o processo de Reurb no bairro Colina Verde (antigo Macucos). 

“Mais uma entrega importante, onde 27 moradores do bairro Jardim Europa III que esperam a titulação, recebem a entrega do título para que seja levado a registro e cada um possa definitivamente ter a sua escritura, a sua matrícula registrada. É uma observação muito importante porque foi uma ocupação, uma venda irregular e hoje através da Lei do Reurb-E, que foi criado e aprovado em 2017, a gente pode regularizar isso. Essas pessoas daqui para frente serão efetivamente proprietárias dos seus terrenos”, enfatiza o prefeito Miguel Vaz.

Jaime Gentil Martins é empresário e um dos moradores do loteamento e expressou sobre os benefícios da Reurb-E para o seu imóvel. “A gestão foi atenciosa e com esse passo, vai nos beneficiar muito. É gratificante saber que agora minha moradia estará regularizada, podemos construir, sonhar com liberdade”, definiu.

“É uma atitude corajosa do prefeito Miguel Vaz, de encarar os problemas que a sociedade tem e agora nós estamos entregando, então, mais uma regularização. E essa tem uma característica muito diferente, porque ela é uma Reurb-E, que significa que os proprietários estão pagando a infraestrutura e estão pagando também todo o processo de regularização de cartório, enfim, diferente da Reurb social, que nós aplicamos em outros locais do município. É mais segurança para as pessoas que moram aqui, mais oportunidade para cidade e oportunidades que nós estamos construindo, que é Lucas do Rio Verde”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Estiveram presentes na assinatura o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo Alan Togni, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, procuradora municipal, Derlise Marchiori, presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, vereador Wlad Mesquita e o empresário e morador do loteamento Jardim Europa III, Jaime Gentil Martins.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos


28/04/2026 10:31

Vagas remanescentes das oficinas culturais estão abertas a partir desta terça-feira (28)

Inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo site da Prefeitura


27/04/2026 13:51

Lucas do Rio Verde é destaque na 19ª edição da Copa André Maggi

O município conquistou primeiro lugar no futsal e handebol feminino