19/06/2026 15:04:59
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12418/

Dose de reforço da vacina Bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada em Lucas do Rio Verde

A orientação surgiu após o surgimento de uma nova variante de interesse do vírus no Brasil
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
11/12/2023 15:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que, por conta da orientação do Ministério da Saúde através da Nota Técnica nº 83/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a segunda dose de reforço da vacina Bivalente contra a Covid-19. O público-alvo são os idosos e pessoas com comorbidade com mais de 12 anos que já tenha tomado a última dose do imunizante há mais de seis meses. 

A orientação surgiu após o surgimento de uma nova variante do vírus no Brasil. Essa variante seria a BA.2.86.1, que já havia sido identificada em outros países, teve o primeiro caso no Brasil foi registrado pelo Ministério em 17 de novembro, no Ceará.

"Considerando que a população de maior risco para os agravos da doença se vacinou com a bivalente no início do ano, recomenda-se que a população idosa (a partir dos 60 anos) e imunocomprometida (a partir dos 12 anos) receba mais uma dose da bivalente. A melhor forma de prevenção contra a covid-19 é a vacina.", pontua supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.

O imunizante bivalente, produzido pela Pfizer/BioNTech, foi desenvolvido para aumentar a proteção contra a variante Ômicron do coronavírus, predominante no mundo desde o fim de 2021. 

Para os grupos populacionais considerados de maior risco para doença grave ao contrair a Covid-19, como os idosos e imunocomprometidos, essa diminuição da imunidade vacinal ao longo dos meses é mais significativa, o que leva à necessidade de atualizar o esquema vacinal com o reforço.

A partir de 2024, as vacinas contra a Covid-19 serão incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho