19/06/2026 03:56:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12786/

Abril Azul: Saúde promove ações de conscientização sobre o autismo durante o mês

Importante salientar que o atendimento do Caps infantojuvenil é porta aberta
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
01/04/2024 08:04

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A campanha Abril Azul foi estabelecida como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para este mês, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, preparou várias atrações que serão realizadas no município.

Uma das ações será uma panfletagem, no dia 03 de abril, às 7h na avenida Goiás, esquina com a avenida Paraná. A iniciativa contará com a presença de pais de crianças que já realizam atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil, além dos profissionais que atuam na unidade.

Outra atividade será realizada no dia 05 de abril, às 14h, no espaço do Caps Infantojuvenil. No local, as famílias serão envolvidas em atividades de diversões, através das gincanas, atividades ao ar livre e socialização, além de orientações, organizada pela equipe de profissionais da unidade.

Atualmente, a unidade conta com uma equipe composta por enfermeira, técnica em enfermagem, assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicólogas, médica clínica com especialização em saúde mental, psiquiatra, professor de dança, teatro e artesãos.

A equipe realiza atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas como teatro e dança, além de grupos terapêuticos para estimulação motora e sensorial. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

O Caps Infantojuvenil está localizado na avenida Mato Grosso do Sul, nº 280 S, bairro Alvorada, na esquina com a rua Corbélia.

O atendimento do Caps é porta aberta e livre demanda, não é necessário encaminhamento da rede de saúde.

Sobre o TEA

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho


17/06/2026 11:26

Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Com apoio da Secretaria de Educação, iniciativa da Escola Érico Veríssimo fortalece a fluência leitora e a interpretação de texto dos alunos do 1º ano do ensino fundamental


17/06/2026 07:30

Biblioteca Monteiro Lobato recebe certificação nacional e passa a integrar rede do Ministério da Cultura

Conquista amplia oportunidades de investimentos, capacitação e fortalecimento das ações de incentivo à leitura em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos