21/08/2026 14:31:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12807/

Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

Ações são voltadas para conscientizar e divulgar iniciativas voltadas a causa animal
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
05/04/2024 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Entre as ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em abril, está a da prevenção ao abandono animal. A prevenção a crueldade animal é uma iniciativa constante da Administração, que intensificou ações de saúde pública com a ampliação de castrações e a criação de leis em atendimento à causa.

A Unidade Permanente da Castração de Cães e Gatos (UPC) atendeu mais de 2.100 animais nos dois últimos anos. O espaço, localizado no setor Industrial, permite a castração de felinos e cães, realizado por veterinários contratados pela Prefeitura e conta com assistentes e demais profissionais, com acompanhamento da zootecnista Carine Moreira.

Entre as ações previstas pela pasta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ao longo do mês, o destaque é para a contratação de mais um médico veterinário, que vai completar o quadro de profissionais da UPC. Segundo a coordenadora do espaço Carine Moreira, também está sendo avaliado um mutirão de castrações para diminuir a fila de animais que aguardam o procedimento.

“Pretendemos trabalhar em sistema de mutirão, com os 900 cadastros que a gente tem no sistema a espera da castração e temos outras novidades como o banco de ração para atender a comunidade e evitar o abandono”, acrescentou Carine.

O banco de ração, criado pelo legislativo, foi regulamentado recentemente e está em fase de implantação na cidade. O município possui uma quantidade de alimento, que foi adquirida através de doações e será distribuída conforme cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem animais.

Outra novidade é a criação da lei n° 3.651, que trata do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco, criado pela prefeitura. O cadastro para ter direito a benefícios e auxílio do poder público deverá ser feito na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/08/2026 13:47

Prefeitura avança na recuperação asfáltica nos bairros de Lucas

Serviços contemplam trechos de avenidas e ruas do município, com aplicação de lama asfáltica, CBUQ e microrrevestimento


21/08/2026 12:34

Rede municipal de Lucas do Rio Verde adota psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)


21/08/2026 12:00

Lucas do Rio Verde participa de encontro voltado ao fortalecimento das Ouvidorias

Programação reuniu representantes de seis municípios e promoveu debates sobre ética, transparência, prevenção ao assédio e atuação estratégica das Ouvidorias


21/08/2026 10:08

Green Summit termina com inovação e novas ideias em Lucas do Rio Verde

Prefeitura participou dos dois dias do maior evento de inovação de Mato Grosso


21/08/2026 08:39

InPacto Lucas acelera projetos estratégicos e projeta município como referência em economia verde até 2033

Relatório de andamento dos projetos foi apresentado durante a 4ª reunião da mesa do InPacto Lucas, realizada ontem (19), no Green Summit Mato Grosso


21/08/2026 07:45

Um avanço histórico: Escola Cecília Meireles lidera evolução da rede municipal de Lucas no Ideb 2025

Resultado é fruto de um trabalho coletivo que uniu acompanhamento individual, avaliações diagnósticas, apoio pedagógico e participação das famílias


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações