12/12/2024 04:31:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13411/
(Foto: CRO MT)
A gestão pública de Lucas do Rio Verde recebeu nesta segunda-feira (09), em Cuiabá, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O reconhecimento é promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com os Conselhos Regionais.
O município conquistou o terceiro lugar na etapa estadual, categoria de municípios com população entre 50.001 e 100 mil habitantes. Outras seis cidades mato-grossenses foram premiadas.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal André de Castro, os municípios foram avaliados com base em critérios como, investimentos, qualidade no serviço ofertado, infraestrutura e valorização profissional.
A avaliação dos dados foi realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia, que classificaram os municípios de acordo com as pontuações e regras estabelecidas pelo CFO.
“É um reconhecimento importante a gestão municipal, pelos investimentos e a todos os profissionais pela dedicação, além de um incentivo a continuar avançando na inclusão e na qualidade do serviço”, destacou o coordenador
Em Lucas do Rio Verde, todas as unidades básicas contam com equipe de saúde bucal. São 19 equipes que ofertam o tratamento odontológico de restaurações, limpezas e cirurgias básicas, além da possibilidade de encaminhamento para tratamento endodôntico (canal) para pacientes com idades até 18 anos e prótese dentária (benefício social).
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão, principalmente, com a inclusão dos pacientes com necessidades especiais.
Antes da implantação do serviço, eles eram encaminhados para Cuiabá, via Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), hoje, são atendidos nas unidades e quando necessário, no Hospital São Lucas.
“Essa é uma vitória de toda a nossa sociedade. Hoje, com a parceria com o São Lucas, nossos pacientes são atendidos no município, com mais agilidade, conforto e a segurança que eles merecem”, finalizou a secretária.