08/04/2026 14:08:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13500/

"UFMT estuda implantação de campus em Lucas do Rio Verde", destaca reitora

A fala aconteceu em entrevista publicada neste domingo (26)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
27/01/2025 08:42

(Foto: Secomm UFMT/Willian Gomes)


Ajustar tamanho da fonte:

Em entrevista ao RDNews publicada neste domingo (26), a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza Silva destacou que a instituição estuda a criação de um campus em Lucas do Rio Verde. A proposta, que já foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que já doou um terreno e apresentou o projeto pedagógico-orçamentário necessário para viabilizar a implantação.

“Os projetos são elaborados considerando, por exemplo, o que eu preciso de espaço físico, quantos docentes, quantos técnicos administrativos, quantos laboratórios, o que isso vai demandar de recursos de custeio, de pagamento de pessoal, de investimento, de equipamento, de mobiliário. Então, quando o MEC aprova, o MEC já é conhecedor de todas as demandas apresentadas naquela proposta. Desde que venha com aprovação e com recursos orçamentários, nós estamos dispostos a implementá-los”, disse a reitora. 

Hoje a UFMT possui campus em Cuiabá, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Sinop, além do campus de Várzea Grande, que está em fase de conclusão. 

“Existem demandas apresentadas e estão colocadas na mesa do Ministro da Educação, principalmente. Mas a criação deste curso, muito provavelmente, ainda vai exigir um tempo maior de análise, de avaliação por parte das nossas possibilidades orçamentárias”, afirmou.

O prefeito Miguel Vaz tem articulado diretamente com o Governo Federal para acelerar o processo. A concretização do campus representará um avanço histórico para o município e para a população, que espera a ampliação do acesso ao ensino superior público e de qualidade.  

EDUCAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município