30/10/2026 14:40:13
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13661/

Prefeitura e Unilasalle realizam campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

A campanha é aberta a toda a população e será realizada nos dias 01, 02 e 03 de abril, no campus da Unilasalle
Por Ascom Prefeitura/MP
28/03/2025 13:14

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anthony de Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Centro Universitário Unilasalle e o MT Hemocentro realizam nos dias 01, 02 e 03 de abril uma Campanha de Doação de Sangue e cadastro para possível doação de medula óssea.

As coletas serão realizadas no campus da Unilasalle, localizada a Avenida Universitária 1.000 W, Parque das Emas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa pode participar da campanha, desde que atenda aos critérios para doação.

A iniciativa é dos acadêmicos do Curso de Direito, como “Trote Solidário”. De acordo com a estudante Luana Mendes, o objetivo é promover atividades de integração e desenvolver o espírito de cooperação entre os calouros.

“Esperamos que o trote alcance o maior número de doadores possível, conscientizando a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue e o impacto positivo que iniciativas como essa trazem a sociedade”.

A campanha faz parte das ações apoiadas pela Unilasalle, com o objetivo de receber os novos acadêmicos. Segundo o coordenador do Curso de Direito, professor Me. Hugo Grokskreutz, o foco é promover a empatia e a solidariedade.

“O Trote Solidário foi criado para substituir as condutas vexatórias, por ações que contribuam efetivamente com a comunidade. Só temos que parabenizar os acadêmicos pela sensibilidade em liderar essa campanha”.

Para doar sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar a autorização dos pais), boa saúde, pesar mais de 50 kilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

No caso do cadastro de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes, não ter tido nenhum tipo de câncer, doença no sangue ou do sistema imunológico.

O coordenador da Agência Transfusional Gilmar da Silva Pereira explicou que basta apenas uma coleta de sangue, parte é encaminhada para análises imunológicas e doação e a outra parte para o exame de HLA e cadastro de medula óssea.

Após a análise, as informações genéticas do doador farão parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pelo cruzamento de dados entre pacientes e doadores.

“Havendo a compatibilidade, o doador é consultado, se quer ou não doar a medula óssea. O procedimento é realizado dentro do hospital. A medula é um tecido líquido-gelatinoso localizado dentro dos ossos. A retirada é realizada por meio de punção com agulha ou aférese, sendo um procedimento realizado em centro cirúrgico”, esclareceu Pereira.

O transplante de medula óssea é indicado no tratamento de várias doenças, como as leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo e até a anemia falciforme. A chance de compatibilidade é de um a cada 100 mil pessoas.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural


27/10/2026 11:27

Natal da Esperança 2026: Secretaria de Cultura publica resultado preliminar do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Empresas poderão apresentar recurso presencialmente até o dia 29 de outubro


27/10/2026 09:45

Guarda Civil Municipal reforça ações de educação no trânsito e participará de aulão sobre bicicletas e motos elétricas

Capacitação gratuita será realizada no dia 7 de novembro, com orientações teóricas e práticas sobre circulação segura, equipamentos obrigatórios e respeito às normas de trânsito


27/10/2026 08:27

Vacina Pneumo 20 está disponível para idosos a partir dos 85 anos

As equipes das UBSs já estão entrando em contato com os idosos para agendar a vacinação, mas eles podem procurar as unidades