05/04/2026 02:59:07
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13661/

Prefeitura e Unilasalle realizam campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

A campanha é aberta a toda a população e será realizada nos dias 01, 02 e 03 de abril, no campus da Unilasalle
Por Ascom Prefeitura/MP
28/03/2025 13:14

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anthony de Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Centro Universitário Unilasalle e o MT Hemocentro realizam nos dias 01, 02 e 03 de abril uma Campanha de Doação de Sangue e cadastro para possível doação de medula óssea.

As coletas serão realizadas no campus da Unilasalle, localizada a Avenida Universitária 1.000 W, Parque das Emas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa pode participar da campanha, desde que atenda aos critérios para doação.

A iniciativa é dos acadêmicos do Curso de Direito, como “Trote Solidário”. De acordo com a estudante Luana Mendes, o objetivo é promover atividades de integração e desenvolver o espírito de cooperação entre os calouros.

“Esperamos que o trote alcance o maior número de doadores possível, conscientizando a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue e o impacto positivo que iniciativas como essa trazem a sociedade”.

A campanha faz parte das ações apoiadas pela Unilasalle, com o objetivo de receber os novos acadêmicos. Segundo o coordenador do Curso de Direito, professor Me. Hugo Grokskreutz, o foco é promover a empatia e a solidariedade.

“O Trote Solidário foi criado para substituir as condutas vexatórias, por ações que contribuam efetivamente com a comunidade. Só temos que parabenizar os acadêmicos pela sensibilidade em liderar essa campanha”.

Para doar sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar a autorização dos pais), boa saúde, pesar mais de 50 kilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

No caso do cadastro de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes, não ter tido nenhum tipo de câncer, doença no sangue ou do sistema imunológico.

O coordenador da Agência Transfusional Gilmar da Silva Pereira explicou que basta apenas uma coleta de sangue, parte é encaminhada para análises imunológicas e doação e a outra parte para o exame de HLA e cadastro de medula óssea.

Após a análise, as informações genéticas do doador farão parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pelo cruzamento de dados entre pacientes e doadores.

“Havendo a compatibilidade, o doador é consultado, se quer ou não doar a medula óssea. O procedimento é realizado dentro do hospital. A medula é um tecido líquido-gelatinoso localizado dentro dos ossos. A retirada é realizada por meio de punção com agulha ou aférese, sendo um procedimento realizado em centro cirúrgico”, esclareceu Pereira.

O transplante de medula óssea é indicado no tratamento de várias doenças, como as leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo e até a anemia falciforme. A chance de compatibilidade é de um a cada 100 mil pessoas.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes