30/10/2026 13:42:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13719/

Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado e aulas iniciarão em março de 2026

Termo de criação foi assinado nesta quinta-feira (24) em ato realizado no município
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
24/04/2025 20:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Na noite desta quinta-feira (24), a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada em Lucas do Rio Verde. Após a assinatura do Termo de Autorização, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini afirmou que as aulas no novo campus já iniciarão em março de 2026. O termo também foi assinado pelo prefeito Miguel Vaz e pela reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva. O ato aconteceu no município e contou com as presenças do ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes, autoridades federais, estaduais e locais. 

A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras - português e inglês. A expectativa é que a UFMT em Lucas do Rio Verde se torne um centro de excelência em ensino e pesquisa, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região, qualificando mão de obra e criando mais oportunidades de investimentos e geração de emprego. 

"A surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos", ressaltou o prefeito Miguel Vaz. 

A implantação do novo campus é uma luta antiga no município e faz parte do programa de expansão das universidades federais. Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram a importância da iniciativa para o município e região. 

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini afirmou em sua fala que as aulas da UFMT já iniciarão em março de 2026. 

"Esse campus em Lucas do Rio Verde não estava previsto entre os 10 da expansão do governo federal. Esse campus é o 11º, muito pela luta do ministro Fávaro, pela luta da Rosa Neide e pela luta de todos os que acreditam na educação do Mato Grosso. Mas esse é o primeiro passo. Nós precisamos agora fazer um pacto entre nós três. Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas agora a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O MEC vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025", enfatizou o secretário.

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva comemorou e acredita que a concorrência será grande. "Nós fizemos todo o esforço para que hoje a gente pudesse anunciar que o campus foi aprovado. Portanto, hoje, a partir da manifestação do MEC, nós temos a certeza de que nós iremos receber vagas para docentes, vagas para técnicos, que o prefeito vai oferecer a estrutura física, e que nós temos todos os motivos para começar a funcionar em março. A gente espera que todos os jovens se preparem, porque eu acredito que nós teremos uma grande concorrência", enfatizou a reitora. 

No Termo assinado, as instituições envolvidas se comprometem a mobilizar suas equipes para a adoção das medidas necessárias à rápida concretização do projeto. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já realizou a doação do terreno onde será construída a unidade e apresentou ao MEC o projeto pedagógico-orçamentário, atualmente em fase de readequação. Além disso, o Município ira ceder uma escola para que as aulas já iniciem no próximo ano, até que o prédio da UFMT seja construído. 

Em fevereiro deste ano, o prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram reunidos com o ministro Camilo Santana, em encontro articulado pelo ministro Carlos Fávaro. Na reunião, discutiram os detalhes do projeto e reforçaram a importância da instituição para o município, que atualmente conta com 25 mil estudantes até o ensino médio e lidera o ranking nacional de geração de empregos em 2024.  

Ainda durante o evento, o prefeito Miguel Vaz entregou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto arquitetônico de ampliação do campus, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde. Além disso, o terreno para a ampliação do Instituto Federal foi doado pela Fundação Rio Verde, ato realizado pelo vice-prefeito e presidente da fundação, Joci Piccini.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural


27/10/2026 11:27

Natal da Esperança 2026: Secretaria de Cultura publica resultado preliminar do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Empresas poderão apresentar recurso presencialmente até o dia 29 de outubro


27/10/2026 09:45

Guarda Civil Municipal reforça ações de educação no trânsito e participará de aulão sobre bicicletas e motos elétricas

Capacitação gratuita será realizada no dia 7 de novembro, com orientações teóricas e práticas sobre circulação segura, equipamentos obrigatórios e respeito às normas de trânsito


27/10/2026 08:27

Vacina Pneumo 20 está disponível para idosos a partir dos 85 anos

As equipes das UBSs já estão entrando em contato com os idosos para agendar a vacinação, mas eles podem procurar as unidades