14/09/2026 18:29:15
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14285/

Do campo para o prato: Prefeitura investe mais de 89% dos recursos da merenda escolar na agricultura familiar em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação garante uma alimentação de qualidade, nutritiva e saborosa
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
05/11/2025 10:12

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Em busca de oferecer uma combinação perfeita entre sabor e nutrição para os mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, o cardápio da merenda escolar é composto por uma variedade de frutas, legumes e folhosos cultivados por produtores da região. Tudo isso é possível graças ao compromisso da Secretaria de Educação que investiu 89,4% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Agricultura Familiar.

A iniciativa garante alimentos mais frescos e nutritivos, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e fornecendo aos estudantes condições básicas para um bom rendimento escolar. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“A oferta de alimentos da agricultura familiar, além de estimular a produção local, garante produtos de melhor qualidade. Isso porque podemos trabalhar com a sazonalidade, o que favorece a maturação natural dos alimentos. Dessa forma, eles ficam mais doces e saborosos, sendo melhor aceitos pelos alunos. Além disso, essa oferta contribui para garantir a presença de fibras, vitaminas e minerais, conforme o que é preconizado pela legislação”, ressalta a nutricionista Vânia Haraki

Ao adquirir os produtos da Agricultura Familiar, a Prefeitura valoriza os produtores da região e impulsiona a economia local, destinando pouco mais de R$ 1,5 milhão dos R$ 1,7 milhão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para atender a alimentação escolar da rede municipal de Lucas do Rio Verde durante todo o ano letivo. 

Dessa forma, o investimento da Secretaria de Educação na agricultura familiar supera em 59,4 pontos percentuais o mínimo de 30% exigido pelo PNAE, conforme estabelece a Lei nº 11.947/2009. 

Vale lembrar que esse percentual mínimo será elevado para 45% a partir de 2026, de acordo com a Lei nº 15.226/2025.

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Hoje, os alimentos da merenda escolar do município são fornecidos pela Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (Cooperlaf) e pela Cooperativa de Desenvolvimento Agro-industrial de Tapurah (Coait).

Entre os produtos entregues estão saladas (alface, couve-manteiga, repolho, almeirão e rúcula), legumes (abóbora, abobrinha, batata-doce, mandioca, pepino, entre outros) e frutas (abacaxi, banana, limão, melão, mamão e melancia), além de polpas de frutas utilizadas na produção de sucos naturais.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Essa iniciativa reforça o compromisso e o cuidado da gestão municipal e da Secretaria de Educação com a oferta de uma alimentação escolar de qualidade, nutritiva e saborosa, que contribui para o aprendizado e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes de Lucas do Rio Verde. Ao mesmo tempo, valoriza o trabalho dos produtores da região e impulsiona a economia local. 

 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/09/2026 13:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em setembro e oferecem vagas em quatro áreas


14/09/2026 10:53

Badminton de Lucas do Rio Verde conquista ouro e prata na IV Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Atletas do Programa Viva Lucas representaram Mato Grosso em uma das maiores etapas  do circuito nacional


14/09/2026 10:17

Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026 será apresentada pela Prefeitura em 29 de setembro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h


14/09/2026 10:12

Lucas do Rio Verde realiza concurso Miss Regional da Terceira Idade

Evento contou com a participação de seis municípios


14/09/2026 10:08

Desafio Agro MTB: Prova do Sorgo reúne mais de 200 ciclistas em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a prova que definirá o campeão


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados