17/03/2026 00:36:27
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14588/

Lucas poderá ter complexo pioneiro da Polícia Civil reunindo delegacias especializadas e Politec

Visita técnica avaliou espaços para a DERF, futura Delegacia da Mulher e área destinada às futuras instalações da Polícia Civil no município
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
13/03/2026 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde recebeu, nesta sexta-feira (13), a visita técnica da equipe da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) para avaliação de estruturas destinadas ao fortalecimento da segurança pública no município. A agenda incluiu a vistoria ao prédio da Prefeitura que abrigará a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), ao espaço que poderá sediar a futura Delegacia Especializada da Mulher e ao terreno, que será cedido pelo Município, onde está prevista a construção do complexo da Polícia Civil. As ações de estruturação contam, também, com a parceria importante do Poder Legislativo luverdense. 

A comitiva foi liderada pela diretora de Administração Sistêmica da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, delegada Ana Paula de Faria Campos, e contou com a participação do prefeito Miguel Vaz, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, do secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni, do coordenador de Enfrentamento ao Crime Organizado, delegado Rafael Mendes Scatolon, além da equipe técnica da PJC que veio de Cuiabá.

Durante a visita, o prefeito Miguel Vaz destacou os avanços na estruturação das forças de segurança no município. “Nós estamos concluindo o serviço de adequação do prédio do antigo laboratório municipal, que passará a atender a DERF aqui no nosso município, que hoje funciona junto com a delegacia municipal. Então é uma conquista importante, um espaço exclusivo para essa área especializada da Polícia Civil, que é fundamental para o município e para toda a região”, afirmou.

Segundo o prefeito, também foi realizada a visita ao prédio que poderá receber a futura Delegacia da Mulher, uma demanda antiga da comunidade. “A criação da Delegacia da Mulher aqui consolida as ações de combate à violência contra a mulher. Hoje o município já conta com o Núcleo da Mulher junto à delegacia municipal, a Sala da Mulher na Guarda Civil Municipal, a Patrulha Maria da Penha e também o Botão do Pânico. Mas precisamos avançar e essa delegacia especializada fará uma grande diferença na proteção às mulheres”, ressaltou Miguel Vaz.

Outro ponto da agenda foi a visita ao terreno doado pela Prefeitura para a construção do futuro complexo da Polícia Civil. “Hoje a delegacia municipal funciona em um prédio público que já foi o antigo Paço Municipal. Estamos na fase final do projeto para a construção de uma nova estrutura que reunirá todas as delegacias e, possivelmente, a Politec. A ideia é formar um complexo da Polícia Civil, garantindo mais eficiência e melhor atendimento à população. O terreno já foi destinado para essa construção e o Governo do Estado apoiará a obra por meio de convênio com o município”, explicou o prefeito.

Para a diretora de Administração Sistêmica da PJC-MT, delegada Ana Paula de Faria Campos, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem sido fundamental para o fortalecimento da segurança pública.

“Nós estivemos aqui no ano passado com a diretoria da Polícia Civil e firmamos mais uma parceria entre o Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que sempre deu apoio às forças de segurança. Entendemos que essa parceria é um pilar estratégico da segurança pública. Neste mês ainda vamos inaugurar a DERF de Lucas do Rio Verde em um prédio adaptado para o padrão de atendimento da Polícia Civil, o que vai melhorar significativamente o atendimento à população”, explicou.

Segundo a delegada, a implantação da Delegacia da Mulher no município é viável e está em análise dentro do planejamento de expansão das unidades especializadas da Polícia Civil. “Lucas do Rio Verde possui uma população crescente e uma estrutura que tecnicamente torna viável a instalação dessas delegacias especializadas. Existe o desejo e também um estudo técnico que orienta a escolha das cidades para essa expansão”, afirmou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, que acompanhou a visita técnica, destacou a importância da possível implantação da Delegacia da Mulher no município.

“Eu acredito que esse é um grande sonho de muitas pessoas que já lutaram por isso. Sabemos da mobilização de mulheres e de instituições que sempre buscaram trazer essa delegacia para Lucas do Rio Verde. É um momento muito importante, especialmente porque enfrentamos muitos casos de violência doméstica. Esta semana estivemos em Cuiabá conversando sobre essa possibilidade e hoje a delegada já está aqui visitando o espaço e avaliando as estruturas. Isso mostra que o processo está caminhando. Estamos muito felizes e acreditamos que esse sonho poderá se tornar realidade em breve”, completou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

Com os avanços discutidos durante a visita técnica, Lucas do Rio Verde poderá se tornar um dos primeiros municípios de Mato Grosso a contar com um complexo da Polícia Judiciária Civil, reunindo em um único local diversas vertentes da instituição e fortalecendo ainda mais a segurança pública e o atendimento à população.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes


16/03/2026 10:36

Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

A estratégia tem como objetivo identificar as áreas com maior nível de infestação e planejar ações mais eficazes


16/03/2026 09:03

10ª Copa Batom de Futsal e Voleibol agita o final de semana em Lucas do Rio Verde

Campeonato realizado em alusão ao Mês da Mulher aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março


14/03/2026 20:02

11ª Corrida Kids de Lucas do Rio Verde conta com a participação de 1.500 crianças

Organizada pelo Saae, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, a competição é realizada em alusão a Semana da Água


14/03/2026 10:51

Mais de mil mulheres luverdenses participaram da Festa Momento Mulher nesta sexta-feira (13)

Organizado pela Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o evento contou com palestra sobre autocuidado, apresentações culturais, desfile de moda e sorteio de brindes


13/03/2026 12:50

Retificação altera o link de inscrição para a Mostra de Dança 2026

Evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo será realizado em abril na Praça dos Migrantes e reunirá dançarinos de diferentes estilos e idades


13/03/2026 12:03

Ginásio Poliesportivo da Escola Cora Coralina é inaugurado em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$ 6 milhões, o espaço conta com quatro quadras, arquibancada lateral, vestiários, banheiros e depósito


13/03/2026 11:18

Prefeitura abre processo seletivo com 97 vagas na área da saúde

As inscrições começam nesta sexta-feira (13) e seguem até segunda-feira (16), por meio do site https://selecao.lucasdorioverde.mt.gov.br


12/03/2026 17:00

Esporte lança Desafio dos Bravos para público masculino

Inscrições abrem nesta sexta-feira (13), com vagas para moradores de Lucas do Rio Verde