13/06/2026 08:40:31
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14650/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde destaca biomassa como alternativa estratégica de energia sustentável

No Show Safra 2026, município reforça compromisso com inovação, economia verde e desenvolvimento sustentável
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
26/03/2026 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, participou na tarde desta quarta-feira (25) do painel “Biomassa: a energia verde do futuro”, mediado por Fausto Takizawa, dentro da programação do Show Safra 2026.

O debate reuniu especialistas e lideranças para discutir o potencial da biomassa como uma das principais alternativas de energia limpa e renovável, especialmente em regiões com forte vocação agroindustrial, como Lucas do Rio Verde. O painel destacou o aproveitamento de resíduos orgânicos e florestais para a geração de energia, contribuindo para a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais.

Durante a programação, foram apresentadas soluções inovadoras que integram desenvolvimento econômico e preservação ambiental, reforçando o papel da biomassa na transição energética. A participação do município evidencia o interesse da gestão pública em acompanhar tendências, incentivar o uso consciente dos recursos naturais e fomentar oportunidades de negócios e investimentos ligados à economia verde.

O tema dialoga diretamente com a realidade local, marcada pela força do agronegócio e pelo potencial de aproveitamento de subprodutos para geração de energia, agregando valor à cadeia produtiva e fortalecendo o desenvolvimento sustentável do território.

“A biomassa vem se consolidando como uma nova matriz econômica em Mato Grosso, impulsionada pela industrialização do milho e pela demanda crescente em diversos setores. Há grande potencial de expansão, inclusive em áreas menos aptas ao cultivo, tornando-se uma alternativa estratégica para diversificar o agronegócio.” destaca prefeito Miguel Vaz.

“Acredito que iniciamos um novo ciclo dentro da industrialização em Mato Grosso, com a biomassa como um fator importante na geração de energia. O estado tem grande potencial pela matéria-prima que produz, mas essa iniciativa precisa ser conduzida com planejamento, organização e responsabilidade. É fundamental investir e estruturar esse processo para garantir viabilidade e evitar interferências, inclusive ambientais, ao longo do caminho. A tendência é que essa pauta ganhe força e se torne, nas próximas feiras, um dos principais destaques econômicos, contribuindo para resolver desafios enfrentados pelos produtores da região.” acrescentou, vice-prefeito Joci Piccini.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, também ressaltou a vocação do município para inovação e sustentabilidade. "Lucas do Rio Verde já nasce com uma vocação muito forte para a inovação e para o desenvolvimento sustentável. Quando a gente fala de biomassa e energia verde, estamos falando diretamente do futuro da nossa economia. É transformar aquilo que hoje é resíduo em oportunidade, em geração de energia, renda e novos negócios. Participar de um debate como esse, dentro do Show Safra, reforça que o município está atento às tendências e preparado para avançar, consolidando-se como referência em economia verde e desenvolvimento inteligente.”

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)