31/07/2026 19:24:56
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13790/

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa finaliza com aprovação de 24 propostas

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual, prevista para agosto
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
20/05/2025 17:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (20), no Paço Municipal, aprovou 24 propostas e elegeu dois delegados para representar Lucas do Rio Verde na etapa estadual, prevista para agosto. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e reuniu cerca de 141 pessoas. 

Participaram da conferência o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, autoridades, profissionais de assistência social e representantes dos clubes de idosos Alegria de Viver e De Bem com a Vida.

“Queremos construir políticas públicas voltadas às pessoas idosas na área da saúde, do bem-estar e da convivência, para que tenhamos uma sociedade justa, onde todos possam viver bem com qualidade de vida no nosso município”, reforçou o prefeito Miguel Vaz.

Dentre as propostas aprovadas a nível municipal estão a construção de um Centro de Especialidades em Saúde e Proteção à Pessoa Idosa, ampliação da Campanha de Destinação de Imposto de Renda para o fundo do idoso e a criação de um Canal Digital de Denúncia e Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa no Aplicativo “Conecta Lucas”.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro, destacou que a população idosa no Brasil já representa cerca de 15% da população total, isto é, aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dados como esse demonstram a importância do debate sobre os desafios relacionados à saúde, assistência social e direitos dos idosos, além dos impactos na economia e no mercado de trabalho.

(Foto: )

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, comemorou a participação ativa da comunidade idosa. “Foi surpreendente, pois conseguimos trazer mais pessoas do que esperado para participar, tornando o espaço ainda mais democrático. Ficamos comovidos em saber quão engajados os idosos estão na busca por mudanças e políticas públicas, e pela oportunidade de passar essas propostas para serem encaminhadas para aprovação na etapa estadual e nacional”.

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.

A edição deste ano tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. As discussões têm como base os cinco eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), que tratam do financiamento de políticas públicas, saúde, combate à violência e ao abandono, vida comunitária, além do fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

Euclides Maranho, conselheiro do Comdipi e um dos delegados eleitos para representar o município na etapa estadual, reforçou a importância da participação da comunidade. “Essa conferência é o lugar ideal para que os idosos estejam presentes, reivindicando os seus anseios, as suas vontades e necessidades para que o município possa ser ajustado e adequado para que o idoso possa ter uma vida tranquila”.

As propostas aprovadas seguirão para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o mês de novembro, podendo retornar para o município como políticas públicas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio