31/07/2026 18:06:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13901/

6ª Conferência Municipal das Cidades finaliza com 8 propostas aprovadas

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual, prevista para agosto
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
27/06/2025 10:41

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada nesta quinta-feira (26), no Paço Municipal, aprovou 8 propostas e elegeu 11 delegados para representar o município na etapa estadual, prevista para agosto. O evento foi promovido pelo  Conselho Municipal da Cidade, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde.

Participaram da conferência o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o vice-presidente do Conselho Municipal da Cidade, Alexandre Orbolato e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. O evento também contou com a participação de autoridades e representantes de movimentos sociais, setor empresarial e acadêmico. 

A abertura foi marcada pela apresentação cultural dos alunos da Oficina de Violão, da Secretaria de Cultura e Turismo. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Camilly Barros)

O prefeito Miguel Vaz ressaltou a importância da administração pública construir com a sociedade políticas públicas em prol do desenvolvimento do município.“Como gestão municipal precisamos estar sempre atentos e dispostos a ouvir as demandas da população, a fim de definir políticas públicas que melhor atendam suas necessidades e promovam mais qualidade de vida para os luverdenses.” 

“Esse espaço é fundamental para debater sobre vários setores do nosso município, como infraestrutura urbana, mobilidade, desenvolvimento econômico, segurança, entre outros. Dessa maneira, podemos compreender o presente, projetar o futuro e agir com responsabilidade pelo desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”, destacou o vice-presidente do Conselho Municipal da Cidade, Alexandre Orbolato.

A partir do tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência discutiu a articulação entre os principais setores urbanos e grandes temas transversais como sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, transformação digital, segurança pública e gestão estratégica.

Dentre as principais propostas aprovadas estão instituir o botão do pânico em transportes públicos e paradas livres, estruturar um programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e implementar o programa de Inclusão e Democratização dos Serviços Públicos Digitais. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, comemora a participação ativa da comunidade. “Houve bastante engajamento da população nas atividades propostas pela conferência. E isso nos alegra muito, visto que através dela conseguimos ter uma sociedade mais participativa e inclusiva.” 

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional de Cidades, prevista para o mês de outubro, podendo retornar para o município como políticas públicas.
 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio