19/06/2026 06:15:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7926/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça ações de combate à dengue e faz apelo à população

Através de reuniões com empresários e líderes comunitários, o Executivo pretende alcançar um número maior de pessoas
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
14/02/2020 10:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Carolina Matter)


Ajustar tamanho da fonte:

“Precisamos da parceria e colaboração de todos para combater a dengue.” Este foi o apelo feito pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde à empresários e líderes comunitários, que atenderam à convocação e estiveram no Paço Municipal nesta semana.

A reunião é uma ação integrada das secretarias de Saúde, de Agricultura e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Obras para enfrentamento e prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Participaram dos encontros proprietários de borracharias e de ferros-velhos, empresários do setor alimentício, como restaurantes e lanchonetes, e também representantes das associações de bairros.

O objetivo é orientar os comerciantes e líderes comunitários sobre os números de notificações e casos de dengue em Lucas do Rio Verde e ainda sobre as responsabilidades de cada um no combate aos focos do mosquito.

“É de extrema importância que os luverdenses despertem para a responsabilidade que têm de manter seus quintais, casas e estabelecimentos comerciais e de prestações de serviços sempre livres de tudo o que possa ser propício ao armazenamento de água e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, destacou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

No encontro, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, enfatizou que, mesmo com dezenas de servidores atuando nas ruas diariamente, somente a ação da prefeitura não é suficiente para eliminar os focos da dengue no município. “Estamos com um alto índice de infestação, lidamos com isso todos os dias, e precisamos agir, todos, não só o poder público, e sim a população. Precisamos a agir com mais firmeza para que todos entendam que a responsabilidade em acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti é de cada morador de Lucas do Rio Verde”, ressaltou Albieri.

Ainda durante o encontro, a Vigilância propôs capacitar funcionários das empresas e outros munícipes para que estejam atentos e possam contribuir com a prevenção à dengue. Os comerciantes também tiraram dúvidas, apresentaram suas propostas e abordaram situações da rotina de suas atividades.

Entre as ações integradas das secretarias também estão visitas às residências e comércios para orientações e fiscalização. Em Lucas do Rio Verde, mais de 32 mil imóveis devem ser visitados sendo cerca de 23 mil casas, 2.600 comércios, 6.300 terrenos baldios e ainda pontos estratégicos e comunidades rurais.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho


17/06/2026 11:26

Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Com apoio da Secretaria de Educação, iniciativa da Escola Érico Veríssimo fortalece a fluência leitora e a interpretação de texto dos alunos do 1º ano do ensino fundamental


17/06/2026 07:30

Biblioteca Monteiro Lobato recebe certificação nacional e passa a integrar rede do Ministério da Cultura

Conquista amplia oportunidades de investimentos, capacitação e fortalecimento das ações de incentivo à leitura em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos