05/11/2026 09:20:45
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8095/

Prefeitura presta assistência às pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social realiza abordagem, orientações e encaminhamentos de acordo com a necessidade apresentada, além de oferecer kits de higiene e alimentos.
Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
18/05/2020 15:00

(Foto: Arquivo 2017)


Ajustar tamanho da fonte:

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está tomando todas as medidas quanto aos procedimentos emergenciais adotados para o enfrentamento da pandemia Covid – 19, em específico às pessoas em situação de rua, em virtude de sua condição, onde não possuem um domicílio, configurando situação de vulnerabilidade e extremo risco.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), junto ao Serviço Especializado em Abordagem Social, tem realizado uma vigilância constante a este público, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, sendo realizadas abordagens, orientações e encaminhamentos diversos de acordo com a necessidade apresentada.

Entre as ações, estão a oferta de acolhida junto ao Centro de Eventos Roberto Munaretto; acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento individualizado; Orientações quanto ao uso de máscara, cuidados com a higiene pessoal e demais procedimentos preventivos; fornecimento de cobertores, cestas básicas e kit de higiene e limpeza.

Além disso, também são feitos trabalhos de encaminhamentos ao Sine, onde são ofertadas vagas de empregos e alocação no mercado de trabalho, acolhida no Bom Samaritano e, quando necessário, na Comunidade Terapêutica, onde são feitos tratamentos de álcool e drogas, além da Defensoria Pública, para providência de documentos.

A Secretaria, ainda trabalha com o fortalecimento de vínculo com a família de origem e fornecimento de benefício eventual na modalidade de auxílio passagem, visando o retorno para a unidade familiar.

Vale ressaltar que na maioria das situações, não são moradores de rua, mas sim pessoas em situação de trânsito, uma vez que em diversos momentos estão em passagem pelo município ou a procura de oportunidades de emprego. Também existem moradores com residência em Lucas do rio Verde, aos quais em decorrência de dependência química, utilizam dos espaços públicos como moradia.

Considerando que todos os cidadãos possuem seus direitos garantidos constitucionalmente, entre eles de ir, vir e permanecer em locais públicos, o papel da Assistência Social é garanti-los.

A Secretaria possui o papel preventivo, de garantir o básico, mas não pode obrigar o morador a sair do local. Quando uma pessoa sentir seus direitos violados pode procurar uma unidade policial.

A prefeitura, ressalta a responsabilidade para com os que mais precisam nesse momento, assegurando políticas públicas de qualidade, de forma que neste cenário que traz tantas inseguranças sejam elas sociais quanto emergenciais em virtude da saúde, este público tenha seus direitos garantidos.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual