05/11/2026 07:51:14
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8146/

Lucas do Rio Verde segue protocolo farmacológico do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus desde maio

Estoque de medicamentos será insuficiente se a população ignorar as medidas preventivas
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
23/06/2020 10:59

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)


Ajustar tamanho da fonte:

Desde o dia 20 de maio, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem seguido o protocolo farmacológico publicado naquela mesma data pelo Ministério da Saúde em relação aos medicamentos recomendados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, principalmente a associação de hidroxicloroquina com azitromicina.

“Assim que o Ministério estabeleceu um protocolo farmacológico básico para tratamento da Covid-19, o município tratou de adotá-lo imediatamente e adquiriu os medicamentos para que os profissionais que estão atendendo pacientes com coronavírus tenham todos eles à disposição para, a seu próprio critério, decidirem sobre sua aplicação ou não de acordo com o estado de cada pessoa”, explica o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez.    

Todas as três unidades Sentinelas do coronavírus foram orientadas para seguir o protocolo que, segundo Bespalez, foi o assunto central da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23, no auditório do Paço Municipal, com médicos que atuam diretamente com pacientes suspeitos de contaminação. “Nós nos reunimos para fazer os ajustes necessários e momentâneos sobre a utilização desses medicamentos pelos profissionais luverdenses”, destaca.

Além dos cardiologistas Fábio Argenta e Gilmar de Oliveira, que atuam na rede privada, o encontro contou com a participação de médicos da rede pública que atendem pacientes suspeitos da doença com sintomas respiratórios.

De acordo com o médico Antônio Salvão, que atende no Pronto Atendimento Municipal (PAM), a primeira unidade Sentinela de Lucas do Rio Verde, o paciente será avaliado para saber qual a gravidade da situação, se apresenta comorbidades ou outras patologias e, se for o caso, a medicação está disponível nas unidades. “É o médico quem vai decidir qual a melhor hora de entrar com o tratamento específico ou não, mesmo os sintomáticos nós temos disponíveis também, e o paciente já sai com sua medicação”, pontua.  

Porém, o profissional adverte que a quantidade de medicamentos em estoque não é infinita e somente será suficiente se a população seguir as medidas preventivas para controle da disseminação do contágio. “Se a população não fizer a sua parte, com o uso de máscara e a higienização recomendada, haverá falta de medicamentos e dos leitos disponíveis no estado para atender os pacientes com a doença”, diz.     

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual