18/04/2024 19:28:34

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem
Por Ascom Prefeitura
02/07/2020 14:31

(Foto: Assistência Social)

A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, com a colaboração de outras secretarias municipais e instituições parceiras, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), tem promovido uma série de ações visando o acolhimento de pessoas em situação de rua.

Nas última semanas, já foi possível verificar resultado dessas ações realizadas pela equipe de abordagem social ao enfrentamento e combate ao Coronavírus (Covid-19).

Após o acolhimento dos indivíduos que se encontravam nas praças, logradouros, marquises e rodoviária, etc., foi realizado procedimento de escuta particularizada para entender a situação de cada um e traçar estratégias e providências que deveriam ser tomadas mediante a observação das habilidades, potencialidades e qualificação de todos os indivíduos, de forma singular e única.

Em parceria com o Sine e com alguns empresários de Lucas do Rio Verde, foram inseridas no mercado de trabalho cinco pessoas. Outros três foram encaminhados para casas terapêuticas para tratamento de dependência química ou alcoólica. E também duas pessoas fizeram o retorno à cidade de sua família de origem.

O trabalho de assistência e acolhimento está sendo desenvolvido diuturnamente com muito profissionalismo, competência, seriedade e respeito à população em situação de rua, grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos, rompidos ou fragilizados. Há fatores, porém, que os unem, como por exemplo a falta de uma moradia fixa e de um lugar para dormir temporária ou permanentemente.

Pedimos à sociedade Luverdense que nos apoie. Não dê esmola, dê oportunidade!

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta