19/06/2026 13:06:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8198/

Prefeitura entrega Centro Tecnológico e mais dois espaços ampliados e revitalizados à rede de ensino

Outras obras, de diferentes setores, serão entregues na próxima semana, quando serão comemorados os 32 anos de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
30/07/2020 18:32

(Foto: Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a entrega do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e da ampliação e revitalização da Creche Menino Jesus e do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação acaba de incorporar mais três espaços devidamente adequados ao modelo pedagógico e à infraestrutura da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, já considerados referência na área educacional. 

“Hoje é um dia muito feliz porque estamos nos aproximando da comemoração os 32 anos de emancipação política de Lucas do Rio Verde e, em vez de uma entrega, gostaríamos de fazer a inauguração desta bela escola com todas as crianças que estudam aqui, com todos os pais e fazer uma grande festa. Neste aniversário, queremos presentear Lucas do Rio Verde com muitas outras obras”, ressaltou o prefeito Luiz Binotti, para quem o diferencial do município, transformado em um canteiro de obras mesmo em tempos de pandemia, se deve ao planejamento e à articulação para buscar recursos desde os primeiros dias de gestão.   

Fundada há 33 anos, a mais antiga creche municipal, localizada na avenida São Paulo, no bairro Alvorada, depois da reforma e revitalização teve uma ampliação de mais de 60% do atendimento, passando de 325 para 525 crianças matriculadas nos dois turnos. Ao agregar os espaços da antiga sede do Sebrae e da Polícia Militar, a unidade ganhou três novas salas de aula e outras seis salas para a organização pedagógica e administrativa.

Projetado para atender até 900 crianças, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Cerrado, ocupa o espaço do antigo Condomínio Rosa, que estava desativado, e passou por ampla reforma e adequação para se tornar uma unidade educacional com instalações modernas e funcionais. 

Ao todo, foram investidos R$ 1.425.266,23 na obra de reestruturação do prédio, que entre outras dependências, dispõe de 17 salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, solários, sala de jogos, sala de psicomotricidade, refeitório, copa, cozinha, três banheiros convencionais e um banheiro para pessoas com deficiência.   

“O CEI Paulo Freire nasceu de um grande sonho. De transformar este espaço ocioso em um centro de referência de educação infantil. Desde o primeiro momento, a gestão pensou em uma escola moderna, bonita, atrativa e com qualidade para que as crianças que aqui estudam recebam uma educação infantil de excelência e com metodologia inovadora, que é o que preza o munícipio de Lucas do Rio Verde”, definiu a gestora Edineia Rocha Bezerra. 

“As obras que estamos entregando hoje para a sociedade luverdense ampliam mais de mil vagas para a educação infantil. Além da revitalização e ampliação da Creche Menino Jesus e do CEI Paulo Freire, estamos organizando a entrega do início das obras de mais duas creches para presentear a sociedade, materializando a entrega de mais de 130 salas de aula durante a gestão do prefeito Binotti e o compromisso de atendimento integral das nossas crianças em idade escolar para não termos mais filas de espera”, declarou a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.  

O Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional está instalado na avenida Espírito Santo, junto ao Centro Municipal de Formação, no local que abrigava a antiga Brinquedoteca, no Jardim das Palmeiras. Ali, sob a coordenação e orientação da equipe do Núcleo Tecnológico, são desenvolvidas atividades como capacitação para professores em robótica com sucatas e tecnologia Lego; capacitação em novas ferramentas tecnológicas; organização das salas maker nas unidades escolares e no próprio Centro Tecnológico para capacitação de professore e alunos; automatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação, entre uma série de outras iniciativas próprias da área. 

Para o deputado federal Neri Geller, participar ativamente do processo para a concretização desses atos de entrega de novas obras e investimentos em diferentes setores tem sido muito gratificante e realizador. “Eu me sinto bastante realizado com essas coisas que estão acontecendo aqui em Lucas do Rio Verde. Essas obras sendo entregues hoje, outras escolas sendo construídas, as duas creches que nós conseguimos a aprovação de recursos. É muito bom ser deputado federal e poder ajudar um município que tem o prefeito e toda sua equipe unida no sentido articular e fazer os projetos para trazer os benefícios. Isso aqui é investimento próprio e as duas creches são os dois primeiros convênios assinados pelo governo Bolsonaro para a Educação”, destaca.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho


17/06/2026 11:26

Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Com apoio da Secretaria de Educação, iniciativa da Escola Érico Veríssimo fortalece a fluência leitora e a interpretação de texto dos alunos do 1º ano do ensino fundamental