18/08/2026 11:14:13
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8215/

Secretaria de Saúde promove atendimento humanizado a pacientes da Covid-19

Entre as assistências estão horários diferenciados, oferta de lanche e atendimento por whatsapp
Por Ascom Prefeitura/Saúde - Gabriela Corsino
13/08/2020 08:20

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Como forma de contingência ao novo Coronavírus, os prédios dos PSFs Bieger Cidade Nova e Menino Deus e o Pronto Atendimento Municipal (PAM) passaram a funcionar no programa Sentinela, atendendo exclusivamente aos pacientes suspeitos da Covid-19. Os horários de funcionamento dos PSFs são da 7h às 19h e do PAM da 6h às 24h.

As unidades que atendem pelo programa Sentinela tiveram grande procura por parte da população tendo em média 300 atendimentos semanais e realizando cerca de 90 testes para a Covid-19 por dia em cada unidade.

Entre as assistências que a prefeitura oferece aos luverdenses e, pensando em amenizar a espera pela consulta por conta da grande demanda de atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer lanche para os pacientes no horário das 11h às 12h.

A orientação da secretaria é que o paciente procure uma das unidades sentinelas apenas quando houver sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade para respirar, cansaço, dor na garganta e no corpo, diarreia, falta de paladar e de olfato, entre outros, para que evite aglomerações.

A Prefeitura disponibiliza ainda números para atendimento via Whatsapp do TeleLucas: (65) 99978-1582, (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498, podendo ser acionado por qualquer luverdense que necessite de informações sobre o novo Coronavírus. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a recomendação é realizar o teste rápido em indivíduos que apresentem algum sintoma há pelo menos 10 dias, caso seja feito antes pode apresentar um resultado falso-negativo, levando o paciente a acreditar que não está contaminado mesmo estando.

Pessoas com outros tipos de doenças e atendimentos diversos devem procurar outras unidades de saúde como Rio Verde, Bandeirantes, Jaime Seiti Fujii e Amazônia, e a partir de segunda-feira (17) o Tessele Júnior, além do próprio PAM, para evitar o contato com possíveis pacientes com suspeita de Covid-19 e assim assegurar a própria saúde e de seus familiares.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer