19/06/2026 14:02:28
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8224/

Prefeitura envia Plano Municipal da Primeira Infância para aprovação da Câmara de Vereadores

Com cinco eixos prioritários, documento visa criar condições para o desenvolvimento integral de crianças na faixa de zero a seis anos de idade
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
24/11/2020 07:58

(Foto: Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde encaminhou para análise e aprovação da Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, 19, o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), uma iniciativa que contou com ampla participação social e que visa potencializar e dar plenas condições para o desenvolvimento integral das crianças primordialmente nesse primeiro período de vida que vai de zero a seis anos de idade.

Entendendo que é durante a primeira infância que são construídas as competências emocionais e socioafetivas do ser humano, além do desenvolvimento de áreas fundamentais do cérebro ligadas à formação da personalidade, do caráter e da capacidade de aprendizado de cada indivíduo, o documento está centrado em cinco eixos prioritários, com metas e ações finalísticas, direcionados a criar uma rede de proteção e ambientes propícios que permitam o pleno desenvolvimento de todas as crianças, sem exceção.

Para isso, defende-se como premissa a necessidade de erradicar a desigualdade de acesso aos bens e serviços, bem como a promoção da justiça social, equidade e inclusão sem discriminação. Sendo assim, “direcionado para a criança nessa fase da vida, com prioridade no atendimento de necessidades físicas, psíquicas e sociais, este documento torna-se um instrumento político e técnico, convertendo intenções em práticas sociais e efetivas”.  

“Este é mais um documento construído coletivamente com o intuito de criar políticas públicas que de fato contribuam para mudar essa realidade excludente e possibilitar que todas as pessoas, desde a mais tenra idade, sejam, sob todos os aspectos, verdadeiramente cuidadas e preparadas para a vida, tornando-se, acima de tudo, mais humanas, mais sensíveis e solidárias umas com as outras”, observa a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

A Comissão Organizadora de Estudo e Elaboração do PMPI contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, de gestores da área de educação infantil, de coordenadores pedagógicos e professores ligados à educação infantil, de pais de alunos, de técnicos da área de monitoria da educação infantil, do Conselho Municipal de Educação (CME), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), da Câmara de Vereadores e ainda com duas professoras colaboradoras e um professor convidado, totalizando mais de 30 componentes.  

O processo de elaboração do plano foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Os cinco eixos prioritários do documento estão focados em: Crianças com saúde; Assistência social à criança e à sua família; Educação infantil; Do direito de brincar: Ao brincar de toda criança; e Proteção e segurança a todas as crianças.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho